Biotério e AFA participam da Fecintec promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

28/09/2015 - 13:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco participou, na última quinta-feira e sexta-feira, da Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec), realizada no Armazém Cultural, promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento reuniu projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas.

O estande da UCDB contou com a presença do Biotério, que expôs as serpentes para que os visitantes pudessem conhecer um pouco mais sobre os cuidados que se tem com os animais e os roedores. A Agência do Futuro Acadêmico tirou dúvidas dos estudantes com relação aos cursos, a Instituição e as formas de ingresso na academia.

Para a estudante do 6º semestre de Biologia, Fernanda de Cassia Gonçalves, responsável pelos animais do Biotério, a participação em eventos como a feira são fundamentais. “É a segunda vez que nós participamos e eu, como acadêmica, acho fundamental que isso ocorra, porque é quando podemos conscientizar os jovens em relação ao cuidado que devem ter com animais como esses, além de falarmos da importância da preservação”, comentou.

Professora de Língua Portuguesa Elisete Arruda avaliou que ter o estande da Instituição é necessário em eventos que tenham estudantes do ensino fundamental e médio. “Aqui é a oportunidade que o aluno tem de se informar, conhecer sobre coisas novas, como as cobras em exposição, por exemplo, além de entenderem que esse é um contato com a Universidade”, disse.

O docente da Católica, Marco Hiroshi Naka, participa da feira como coordenador de avaliação. “Aqui temos a oportunidade de colocar no dia-a-dia de estudantes do ensino público a vontade de se fazer pesquisa, para que assim eles se formem e queiram ingressar na faculdade e desenvolver novas ideias tanto de ciência como tecnologia”, disse.

Na Fecintec foram apresentados 108 projetos de pesquisa, nas áreas de Ciências Biológicas, Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, e trabalhos multidisciplinares. Deste total, 25 são do IFMS e 58 de escolas estaduais e municipais. Outros 25 projetos são de estudantes de escolas privadas. Na divisão por escolaridade, 59 são desenvolvidos por alunos do ensino médio e 49 do fundamental.

A Feira é organizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), das secretarias municipais e estaduais de Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, Anhanguera/Uniderp e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS).