Biotério da UCDB realiza treinamento voltado para policiais militares

04/10/2017 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na tarde desta terça-feira (3), o Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu 50 policiais militares para um treinamento de manejo de serpentes e prevenção de acidentes ofídicos. Além de servidores de Mato Grosso do Sul, também participaram policiais do Acre, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O conteúdo foi passado pela bióloga e médica veterinária, responsável pelas pesquisas desenvolvidas no Biotério, Paula Helena Santa Rita e envolveu dois momentos: uma aula teórica e a parte prática. Primeiro em uma das salas da biblioteca, Paula explicou os tipos de serpentes mais comuns encontrados em Mato Grosso do Sul como a jararaca, a urutu e a cascavel.  Ela pontuou as principais características de cada uma, os efeitos provocados pelos veneno no corpo do ser humano e, em caso de ataque, a importância da vítima receber atendimento médico o mais rápido possível.

Depois, no próprio Biotério, os policiais puderam ter contato com os animais e aprenderam as técnicas adequadas de manejo. “Esse treinamento é importante para que o policial consiga identificar a serpente e saber o que fazer no momento em que se deparar com ela. Ter esse conhecimento é necessário porque em Mato Grosso do Sul há uma demanda grande nesse sentido, tanto em operações rurais como em casos urbanos, e a equipe precisa atuar de forma segura para não se expor à riscos e nem deixar a população desassistida”, pontuou Soldado Leandro Nunes Barros, do Batalhão de Choque.