Assembleia e Crie-MS homenageiam Pe. Marinoni e professora Cleonice

21/08/2018 - 11:42 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Convite da solenidade

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Duas personalidades que fazem parte da história da Universidade Católica Dom Bosco serão homenageadas por se destacarem na área de educação superior em Mato Grosso do Sul. O ex-Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, receberá a Comenda Pedro Pedrossian, e a professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, a Medalha Darcy Ribeiro. Este é o primeiro ano que a Assembleia Legislativa concede as honrarias, em parceria com o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS). A cerimônia será nesta quarta-feira (22), no plenário da casa de Leis, a partir das 19h30. 

Pe. Marinoni foi Reitor da UCDB por 21 anos. Foi em sua gestão que as então Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmt) deram origem à UCDB, hoje a maior e melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul, com mais de 35 cursos presenciais de graduação, 21 cursos a distância, dezenas de pós-graduações Lato Sensu e seis programas Stricto Sensu de mestrado e doutorado.

Italiano da província de Fenegrò, Marinoni, de 76 anos, é hoje o secretário executivo da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (Cisbrasil). Está no Brasil desde os 18 anos e aqui cursou Filosofia, Pedagogia e Teologia. Foi ordenado em 25 de julho de 1970. Trabalhou nos colégios salesianos Dom Bosco (Campo Grande), São Gonçalo (Cuiabá) e de Araçatuba (SP), na aldeia indígena em Meruri, além de já ter sido inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

A ampla experiência no ensino superior permite uma análise de como a educação está se modificando. “A educação tem de ser pensada de forma diversa, diferente do que hoje está. Se a tecnologia nos coloca diante de uma nova realidade, temos de nos adaptar a ela. Se o mundo está diante de desafios que antes não existiam, a educação deve ser repensada de forma não alheia, mas de acordo com as mudanças tecnológicas, sociais, econômicas, de valores. Antes, a educação era um pilar da sociedade; hoje, ela encontra dificuldades para acompanhar as mudanças tão rápidas”, afirmou.

Reconhecimento

Professora Cleonice tem 70 anos, é geógrafa formada pela Universidade de São Paulo, e construiu toda sua carreira na educação superior na UCDB. Já são 42 anos dedicados à Instituição, na qual teve papel importante na criação de cursos e no fortalecimento da educação superior. As primeiras aulas foram no curso de Administração, Economia e Ciências Contábeis, mas já assumiu matérias em Agronomia, Zootecnia, Engenharias Mecânica e Macatrônica, além das licenciaturas. Também atuou significativamente em áreas administrativas, como a então Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (hoje Pró-Reitoria), em núcleos como o de Estudos de Família e o de Estudos Ambientais, que daria origem ao primeiro curso de Mestrado da Instituição, o de Desenvolvimento Local, em 2000. Foi responsável pela criação do curso de Turismo, da Área de Relações Internacionais da Católica e pela adesão da UCDB ao mestrado Internacional em Desenvolvimento Territorial Sustentável Erasmus Mundus, que congrega seis universidades renomadas da Europa, África e Brasil. Hoje, dedica-se aos programas em Desenvolvimento Local e Erasmus Mundus.

“Tenho consciência de que ajudei a construir a UCDB e me construí nela também; ela está dentro de mim. Em nenhum outro lugar me sinto tão em casa como aqui”, destacou. Ela relembra a experiência que mais a marcou nessas quatro décadas: “Participei da ExpoMilano, em 2015, e conheci de perto a obra de Dom Bosco, na Itália. Foi uma imersão na história salesiana, uma oportunidade única, a qual sou muito grata por ter tido a oportunidade de representar a UCDB e vivenciar tudo aquilo”, disse a docente. Ela é casada com o engenheiro André, mãe de três filhos e tem cinco netos.          

Homenagens

O Reitor, Pe. Ricardo Carlos ressalta a importância dessas honrarias. “É inegável o papel fundamental de liderança do Pe. Marinoni na gestão da UCDB e a atuação da professora Cleonice em tantas áreas da Instituição. Ambos dedicaram-se incansavelmente no crescimento e consolidação da nossa Universidade e, por consequência, ajudaram no desenvolvimento do Estado”, destacou.

A Comenda Pedro Pedrossian é destinada  “a personalidades que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do Ensino Superior Sul-Mato-Grossense”. Já a Medalha Darcy Ribeiro é concedida “a personalidades integrantes de carreiras acadêmicas, professores, pesquisadores, técnicos, servidores, funcionários ou dirigentes, em atividade ou não, que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do ensino, pesquisa ou extensão nas instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul”. A cerimônia de entrega das honrarias acontece em comemoração ao Dia Estadual da Educação Superior, comemorado hoje (21).