Apresentação de práticas pedagógicas encerra formação docente nesta terça-feira (30)

30/01/2018 - 8:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

As atividades da formação docente voltadas para os professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) encerram-se nesta terça-feira (30), quando eles irão reunir-se em grupos, de acordo com o curso em que lecionam, nas próprias salas de aula. Na data, os coordenadores de cada graduação pretendem expor práticas pedagógicas bem sucedidas utilizadas em anos anteriores como forma de inspirar os docentes e auxiliá-los a desenvolver novas estratégias de ensino.

Nesta segunda-feira (29), terceiro dia de preparação para o início do ano letivo, os professores participaram de duas mesas redondas tanto no período da manhã, quanto a noite. “Vivendo Dom Bosco em sala de Aula” foi o tema de uma delas que incluiu a participação do Pró-Reitor de Pastoral da UCDB, Pe. João Marcos de Araújo Ramos, e os professores Brasdorico Merqueades Santos, Maria Augusta Castilho e Thiago Müller.

Durante o debate foram expostas as formas de como trabalhar e aplicar os critérios de Dom Bosco na atualidade, além da importância de adaptar o espírito salesiano para os métodos de ensino utilizados hoje. Também foi passado para os professores um pouco da história da UCDB e cada participante da mesa contou algumas experiências vividas na Instituição.

Já a segunda mesa redonda teve como tema principal “Bem-estar e mal-estar no trabalho docente e acadêmico”. Os professores Edilson Reis, Flavinês Rebolo, Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e Lucy Nunes Ratier Martins falaram a respeito dos cuidados com a saúde mental necessários tanto para os acadêmicos quanto para os professores.

Algumas doenças decorrentes da pressão psicológica como estresse, depressão, ansiedade e até disfunções alimentares, foram citadas pelos participantes da mesa. Além disso, os especialistas também apontaram outra preocupação: o uso de drogas ilícitas para amenizar esse tipo de pressão. Diante deste cenário, foi apresentado aos professores o ASA (Atenção a Saúde Acadêmica) — projeto composto por uma equipe de atendimento psicológico que da suporte à comunidade acadêmica de forma gratuita.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.