Alunos da UMI/UCDB participam de palestra

18/06/2015 - 15:00 - UCDB

Fonte: Maria Mariana Ostemberg

Palestrante fala sore violência contra a mulher idosa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na tarde de ontem (17), foi ministrada palestra sobre “Violência Contra a Mulher Idosa” para os alunos da Universidade da Melhor Idade (UMI), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no anfiteatro do bloco B. Na abertura do evento participaram alunos da disciplina de Espanhol e o Coral da UMI.

Participaram do evento a técnica Ana Claudia Ledesmo, da Subsecretaria de Políticas Públicas de Mulheres de Mato Grosso do Sul, e o gestor de ações sociais da Superintendência de Direitos Humanos, Edmar Antônio.

A palestrante foi a técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas de Mulheres de Mato Grosso do Sul — que é ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) — Ana Patrícia Nassar. Em seu discurso, ela enfatizou os tipos de violências que muitas vezes as mulheres idosas sofrem em silêncio e apontou soluções sobre o tema.

Segundo a palestrante, há várias formas de violência como por exemplo, o abuso físico, psicológico, sexual, financeiro, abandono, negligência, entre outros. Essas violências podem acontecer com idosos em geral, mas a mulher, por conta da existência de desigualdade de gênero, está mais vulnerável a isso. “Estamos organizando esse evento porque o dia 15 de junho é conhecido como o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Ser mulher hoje é ainda um problema, por mais que tenhamos conseguido ganhar espaço, nós ainda não ocupamos total igualdade de gêneros. Se a mulher já enfrenta preconceito e desrespeito, a mulher idosa enfrenta duas vezes mais”, disse.

As soluções ressaltadas por Ana Patrícia são as denúncias, que podem ser feitas na Subsecretaria de Políticas Públicas de Mulheres de Mato Grosso do Sul ou no disque 100, que a partir de 2011 implantou o Módulo do Idoso. “A Sedhast e a Subsecretaria estão se preocupando cada vez mais com a política pública em relação ao idoso. A violência esta aumentando na população idosa e precisamos mudar isso”, encerrou a palestrante.

Mais informações sobre a UMI podem ser obtidas pelo telefone (67)3312-3427.