Acadêmicos de Psicologia assistem palestra sobre Síndrome de Burnout

12/06/2015 - 15:00 - UCDB

Fonte: Kamilla Arguello

Professora ministra palestra na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Com o intuito de debater o tema Síndrome de Burnout, a professora Dra. Mary Sandra Carlotto, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ministrou ontem (11) palestra na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para os acadêmicos do curso de Psicologia.

Para compor a mesa foram convidados a professora Dra. Liliana Guimãres, Dra. Mary Sandra Carlotto, o coordenador da graduação em Psicologia, Renan da Cunha Soares Junior, a representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP/MS), Irma Macário, e a professora Greci do Carmo Freitas.

“A síndrome de Burnout é um cansaço excessivo de trabalho, gera esgotamento, depressão, ansiedade, irritabilidade, desmotivação, falta ao trabalho, pressentimentos, distúrbios de sono e problemas de contato interpessoal. É de grande importância a participação acadêmica, pois a síndrome de burnout pode perpassar todos os campos do conhecimento. Caracteriza-se pela exaustão emocional, pela despersonalização e pela baixa realização pessoal”, relatou a professora Dra. Liliana Guimarães, responsável pela organização do evento.

Na palestra estão envolvidos pesquisas de laboratórios de saúde do trabalho de pós-graduação da UCDB, Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP/MS), e acadêmicos do curso de Psicologia da Católica.

Dra. Mary Sandra Carlotto comentou a importância de realizar a palestra. “É um tema de grande importância, mas que infelizmente se esconde nas entrelinhas. Precisamos nos orientar e avançar nos estudos na área de psicologia ocupacional, pois reflete na área do trabalho”.

A acadêmica do 3º semestre Ana Paula Todesco relatou: “A síndrome Burnout é pouco conhecida, porém muito frequente no nosso dia a dia. Muitos profissionais apresentam sintomas, mas não fazem ideia da proporção que ele pode levar, pensam ser algo passageiro e que não vai agregar risco algum a vida pessoal. Por meio dessa palestra podemos começar a nos corrigir e até mesmo quem está ao nosso redor, pois começamos a prestar mais atenção em pequenos detalhes”. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3413.