12º Congresso Internacional da Rede Unida tem início na UCDB

22/03/2016 - 9:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes, Gabrielly Gonzalez e Mylena Ensinas

Pró-Reitora de Graduação da UCDB, Conceição Butera

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Teve início, oficialmente, na noite de ontem (21), o  12º Congresso Internacional da Rede Unida, com tema ‘Diferença sim, Desigualdade não: Pluralidade na invenção da vida’. O evento é uma realização da Rede Unida e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é uma das instituições parcerias na sua realização. A Pró-Reitora de Graduação da Católica, Conceição Butera, participou da cerimônia de abertura, que aconteceu no anfiteatro do bloco C.

“Há dois anos quando começamos a falar sobre o Congresso, ficamos preocupados se seria possível acolher tanta gente? E hoje estamos vendo que dá. Universidade é isso, cabe tudo, como discussões que serão tratadas nos próximos dias. Quero parabenizar os organizadores desse evento e agradecer aqueles que de alguma forma contribuíram para a realização”, discursou a Pró-Reitora.

A presidente do Congresso, Vera Lúcia Kodjaglanian, lembrou que a Rede Unida começou  a organização para essa edição do evento percorrendo o País, fazendo encontros regionais. “Estaremos discutindo aqui com todos que apresentam diversos segmentos importantes da nossa sociedade. Vivemos em crises ética, econômica e social, que interferem diretamente na política da saúde e da educação, que tanto nos são caras”, destaca.

O indígena da etnia Kaiowá, Eliel Benites, membro da  associação de realizadores indígenas, reforça a necessidade de atenção para os indígenas com relação a saúde. “Queremos pensar e debater para que a saúde chegue igual também para os indígenas, afinal, sempre contribuímos muito para o Brasil”, observa.

A proposta do evento, que vai até quinta-feira (24), é debater sobre a pluralidade da construção dos processos críticos-reflexivos no agir, no ensinar, no aprender e no produzir a saúde, que emergem como necessidades elementares para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade.

O evento conta com extensa programação que inclui palestras, oficinas, lançamento de livros, mostra de produtos, reuniões, entre outras atividades. Também serão realizados eventos dentro do Congresso, como o Encontro Nacional do NASF, Encontro de Residência da Rede Unida, Seminário do Programa Mais Médicos, Fórum Internacional de Cooperação em Saúde e Políticas Públicas, Fórum Internacional de Educação na Saúde,

Programação

As atividades do 12° Congresso Internacional da Rede Unida continuam nesta quarta-feira (23),  iniciam às 8h30 a comemoração dos 30 anos da Escola Técnica do SUS (ETSUS/MS). Logo em seguida, às 9h30, com a abertura da Mostra, com presença de representantes do Ministério da Saúde, Rede Unida e Movimento Estudantil. E às 10h30, será realizada a primeira roda temática, com o tema “Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais”. A programação completa pode ser acessada no site www.redeunida.org.br.