03/02/2025 - 13:15 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A quarta edição do Programa de Verão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) iniciou nesta segunda-feira (3) com a participação de mais de 30 alunos do ensino fundamental e médios de escola públicas e privadas de Campo Grande, e neste ano recebeu estudantes do interior de Mato Grosso do Sul, de Corguinho. Serão palestras, oficinas e um tour pelas instalações da Católica que seguem até sexta-feira (7).
“A ideia é que vocês tenham uma experiência universitária, que possa se inventar e se encontrar dentro de alguma área que vocês podem cursar aqui ou em outra instituição, mas a ideia é que vocês tenham esse experimento”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, na abertura do evento.
Com música, oração e dinâmica a equipe de Pastoral colaborou na apresentação dos participantes, que prestigiaram a palestra ‘Vida Cotidiana (Identificação e Expressão)’, com o padre José Adriane Stevaneli e a participação do Reitor, Pe. José Marinoni.
A aluna do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Severino de Queiroz, Aline Gonçalves, que já participou duas vezes, acha que o programa ajuda também a escolher em que área cursas. “Eu gosto muito de conhecer outras áreas. No primeiro ano eu fiz uma coisa totalmente diferente e no ano passado eu participei na área da saúde. Mas continuo conhecendo um pouco mais para ver o que eu quero seguir”, disse.
As gêmeas Gabriele e Júlia Barros participaram das três edições do Programa de Verão, ganhando conhecimento e também despertando o interesse em colaborar como monitoras nesta edição. “É um programa muito interessante, que atrai o público, e é muito legal participar e ajudar”, pontou Gabriele. “É uma experiência muito legal, então fazer parte disso também é muito bom. Motivar os outros para conhecer a universidade e os cursos, além de ajudar nessa decisão de escolher a futura profissão”, argumentou Júlia
Emilly Weber, acadêmica do 3º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Católica, que também atua como monitora nesta edição, conta que a participação do programa foi fundamental para a escolha da graduação. “Eu não tinha ideia de qual curso fazer. Então pensar que eu preciso seguir isso para o resto da minha vida era o que tava pesando muito. E o Programa de Verão serviu para tirar esse peso, pois eu não preciso fazer isso para o resto da vida. Eu posso respirar, eu posso trocar a qualquer momento. Posso fazer uma segunda graduação, uma pós. Então, essas portas se abrem, e é isso o que a UCDB ajuda a gente”, completou.
A professora Maria Eduarda Marques, professora da Escola Estadual José Alves Quito em Corguinho (MS) e egressa da Católica, trouxe 11 alunos para participar do Programa de Verão. “Conseguimos uma Van gratuita com motorista e a UCDB forneceu o combustível possibilitando a nossa participação”. Os estudantes terão direito a café da manhã e almoço gratuitamente.
Os trabalhos dos alunos serão submetidos a uma banca para avaliação. O programa é uma realização do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) UCDB, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Mais informações estão no hotsitehttps://programadeverao.wixsite.com/programadeverao-ucdb
Veja como foi a edição do Programa de Verão 2024e também o de 2023.
Inscrição deve ser feita pela internet