25/10/2017 - 8:00 - Saberes em Ação
Fonte: Gabrielly Gonzalez
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação
Teve início noite de terça-feira (24) o maior evento científico de Mato Grosso do Sul, o IV Saberes em Ação, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que traz como tema “Universidade: Inclusão e Superação”, com palestra da ex-ginasta Laís Souza.
Laís foi integrante da seleção brasileira de ginástica artística, até que, em 2014, sofreu um grave acidente que a deixou tetraplégica. A atleta contou toda sua trajetória de vida, desde quando começou, até hoje, e garante não ter parado. “Às vezes eu acho que me mexo até mais do que quem se mexe, de fato. Vou pro treino, faculdade, palestras. E vejo que passar por tudo isso, me fez aprender mais”, frisou.
Além disso, Laís afirmou que a aceitação foi o principal ponto para que ela conseguisse melhorar a saúde, tanto física como mental . “Eu poderia não ter aceitado, mas meu espírito de atleta falou mais alto e fui encarando tudo e passando por todas as barreiras que tive e tenho até hoje”, afirmou.
Na abertura do evento, a Federação de Ginástica do Mato Grosso do Sul fez uma homenagem à palestrante. Ana Clara Gonçalves, de 15 anos, faz parte da equipe e relatou a emoção que estava sentindo. “É uma experiência que ninguém imagina ter, porque a Laís é um dos ícones da ginástica. E um dos caminhos para podermos participar de vários torneios, é estar aqui, fazendo a abertura para ela. É muito gratificante, e eu amo o meio da ginástica artística”, contou comovida.
O Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, destacou a escolha de Laís para essa quarta edição do Saberes em Ação. “A vida da Laís já é uma grande mensagem para todos; ela que inspirou tantas vidas quando era ginasta, continua ainda mais agora. O lema da nossa Universidade é ‘Inspira o Futuro’ e, nessa noite, é isto que a Laís está fazendo. Que o exemplo dela seja uma grande ressonância, para vermos o que fazemos da vida, e que todos tenham uma vida melhor”, completou o Reitor.
Katiane Andrade, tem 24 anos, e há dois ficou paraplégica em um acidente de moto. Para ela, Laís é um exemplo de força e superação. “Poder ver ela, é ver que a gente pode alcançar tanto quanto ela e também ir além. Não tem limites. Não tem barreiras”, assegura.
Veja galeria de fotos da abertura do Saberes em Ação
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô