Professor da UCDB vence novamente concurso de fotografia de aves

01/12/2020 - 11:29 - Por Dentro da UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Fotografia premiada na categoria Pássaro mais incomum

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Por Dentro da UCDB

O professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dr. Octávio Luiz Franco, venceu novamente o concurso internacional promovido pelo portal King Birder, a seleção de melhores fotos de pássaros, intitulada  ‘Its a shore thing’, desta vez na categoria Pássaro mais incomum ‘grande abraço’ ao registrar o voo de um jaburu.

A imagem é resultado de uma viagem ao interior de Mato Grosso do Sul. “Peguei um barco e fui para o meio do Rio Miranda, aí encontrei um casal de jaburu em uma ilhazinha. Achei que eles fossem voar longe de mim, mas vieram em minha direção”.

Segundo o professor, a paixão pela fotografia era uma relação de amor e ódio, pois não gostava muito da função, no entanto o amor pelos animais falou mais alto e começou a registrá-los na pandemia. “Comecei a ver a fotografia como uma terapia mesmo, de espera, de entendimento da natureza e assim por diante. No começo as fotos mas não ficavam lá grandes coisas. Foi aí que um ex-aluno, que hoje está no exterior, falou que eu tinha potencial, mas faltava a técnica. Como ele dá aulas de fotografia on-line, começou a me ensinar”, explica.

Em setembro deste ano, o professor venceu o mesmo concurso com a melhor fotografia de casal ao registrar duas araras canindés no alto de um galho de árvore. Franco, que é biólogo e doutor em biologia molecular,tambémé top 100.000 no ranking mundial de cientistas de acordo com o Journal Plos Biology. Somente 254 profissionais do Brasil constam no levantamento, sendo apenas dois de Mato Grosso do Sul: Octávio Franco e Dr. André Aptroot. O ranking internacional foi feito pela Universidade de Stanford (Estados Unidos).


Leia mais

08.09.2020-Professor da UCDB vence prêmio internacional de fotografia