XVIII Encontro de Iniciação Científica reúne mais de 190 trabalhos de pesquisa na UCDB

24/10/2024 - 7:00 - Pesquisa

Fonte: Franciely Valensuela, sob a orientação de Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Termina hoje (24), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) o XVIII Encontro de Iniciação Científica PIBIC/PIBITI/PIBIC JR, evento dedicado à apresentação de 193 trabalhos desenvolvidos por alunos de iniciação científica do ciclo 2023/2024. As atividades serão de manhã, com a palestra “Iniciar na Ciência é o nosso melhor caminho”, com Maria Sueli Soares Felipe, no auditório do Bloco A, às 9h10. No período da tarde, continuam as apresentações dos trabalhos.

O encontro, voltado para pesquisadores, alunos de graduação e ensino médio acontece desde terça-feira (22) e conta com uma série de apresentações e discussões científicas.

Durante o evento, diversos alunos da UCDB apresentam seus trabalhos, como Thomas Lombardi Rocha, acadêmico de Medicina Veterinária, e orientado pela professora Gisele Braziliano de Andrade. O projeto aborda a “Avaliação bioquímica e hematológica de pequenos mamíferos residentes de áreas urbanas em Campo Grande – MS”, mais especificamente o Didelphis albiventris, conhecido como gambá de orelha branca. Para a pesquisa, foram coletadas amostras de sangue desses animais, analisadas no Labdoc da UCDB para avaliar os impactos da poluição ambiental, incluindo resíduos descartados de forma inadequada, como baterias e plásticos, que podem afetar tanto a saúde dos animais quanto a dos humanos que compartilham o mesmo ambiente. “A participação me faz sentir que estou fazendo algo relevante para a sociedade, pois esse tipo de pesquisa pode influenciar políticas públicas, envolvendo o bem-estar humano e ambiental”, disse o aluno.

Rosaini Mamedes Fernandes, acadêmica do curso de Zootecnia, sob a orientação do professor Denilson de Oliveira Guilherme, apresentou o projeto “Produção de biomassa em moringa oleífera em função de diferentes espaçamentos e alturas de poda”. No projeto, foram feitas análises experimentais de matéria seca, proteína bruta e outros índices para determinar o melhor momento de coleta. Para Rosaini, participar da iniciação científica “é o começo de um grande passo, uma nova jornada de oportunidades”.

Outro trabalho apresentado foi o de Rubens de Albuquerque Filho, acadêmico de Medicina Veterinária, que pesquisa um projeto vinculado à saúde das capivaras, com o estudo do DNA desses animais para qualificar sua pureza e testar sua viabilidade. “Participar faz a diferença para mim, pois a biologia molecular é uma área que pretendo seguir”, afirmou Rubens.

Pibic Jr.

No início desta semana, aconteceu em Campo Grande a Fetec MS 2024, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Estudantes que participam do Programa de Iniciação Científica Jr (Pibic Jr) na UCDB apresentaram seus projetos no evento