Trabalho da equipe do Biotério integra documentário internacional veiculado pela CNN

28/04/2022 - 7:00 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Documentário produzido pelo canal franco-alemão Arte intitulado “A extinção em massa de espécies — O homem em guerra com a natureza” está em exibição nos canais europeus e na CNN. No material, a participação da professora e gestora do Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Paula Helena Santa Rita é um dos destaques quando o assunto abordado são as queimadas no Pantanal sul-mato-grossense que dizimou milhões de animais que não conseguiram fugir do fogo.

As cenas na universidade foram gravadas no dia 21 de setembro de 2021 e a equipe fez entrevistas e conheceu o Biotério. No dia seguinte, partiram para Corumbá, onde acompanharam uma expedição do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal de Mato Grosso do Sul (Gretap-MS) até a Serra do Amolar.

Em cerca de 90 minutos de reportagem, os documentaristas mostram como o homem é o principal responsável pela extinção em massa de espécies e acompanham as ações e iniciativas para preservar e proteger as espécies. Assim como as queimadas no Pantanal, a série acompanhou, por exemplo, os recifes em Belize, botos-cor-de-rosa na Bolívia, o pau-brasil em Minas Gerais

O documentário completo está no link. Os trechos com a participação da UCDB podem ser conferidos a partir dos 57 minutos e se estendem por cerca de 13 minutos.

O Biotério da UCDB é um dos mais importantes serpentários do País e abriga cerca de 450 animais de várias espécies. É fonte de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado e participa de ações de extensão voltadas para a educação ambiental. Ali também são extraídos venenos das serpentes usados na produção de soro antiofídico e bioprospecção.