13/03/2020 - 9:00 - Pesquisa
Fonte: Natalie Malulei e Isadora Dias
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
Na tarde dessa quinta-feira (12), o anfiteatro do bloco C, no campus Tamandaré, foi palco para a reunião geral dos docentes e acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) no ciclo 2019/2020. Na data, os pesquisadores que desenvolveram os melhores trabalhos em cada área do conhecimento no ciclo anterior (2018-2019) receberam um certificado. A entrega foi feita pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.
Entre as acadêmicas que receberam o certificado estiveram Tamara Nicoletti da Mata e Maria Fernanda Cestari de Oliveira. Tamara, sob a orientação da professora Lizandra Félix, desenvolveu o melhor trabalho na área de Ciências Biológicas e da Saúde e abordou o seguinte tema: “Diagnósticos de Enfermagem e intervenções prevalentes no cuidado ao paciente internado em unidade de terapia intensiva cardiológica”.
Para a acadêmica, a certificação foi um incentivo para continuar no campo da pesquisa e fazer mestrado e doutorado, além de trazer uma grande alegria. “Ganhar o prêmio é o reconhecimento de um trabalho, porque o Pibic é um ano de batalha e de estudo. A gente fica focado naquela pesquisa, se doa noite e dia, vamos nos ambientes hospitalares e encontramos muitas adversidades, então, quando a gente consegue realizar a construção do artigo e faz isso se tornar palpável, ser reconhecido, com certeza é muito gratificante. É uma realização”, pontuou Tamara.
Já Maria Fernanda teve como orientador o professor José Licínio Backes e foi a pesquisadora destaque na área de Ciências Humanas com o trabalho “A concepção de escola e currículo presente nas dissertações de indígenas Terena”. Segundo a jovem, receber o certificado foi uma grande conquista: “Eu fiquei muito surpresa, para mim foi uma honra e também um grande estímulo porque eu acredito que a pesquisa deve ser reconhecida e deve ser incentivada assim como está sendo na UCDB”.
Durante a solenidade, outros cinco pesquisadores também receberam certificados pela qualidade do trabalho desenvolvido: Victória Maria Ingre Targa se destacou na área de Ciências Agrárias; Valéria Sun Hwa Mazucato fez o melhor estudo no campo das Ciências Exatas e da Terra; Matheus Miranda Freitas foi reconhecido pela pesquisa na área de Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas; Thiago Antônio Almeida fez o melhor artigo científico na área de Inovação Tecnológica; e, por fim, Ana Luísa Santana Loureiro foi eleita a melhor pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica voltado para os alunos do ensino médio (Pibic Júnior) com um trabalho na área de Ciências Biológicas e da Saúde.
Todos os pesquisadores que receberam o certificado foram avaliados por um corpo técnico externo composto por professores classificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por alta produtividade. As análises foram feitas a partir dos relatórios entregues e a apresentação de cada acadêmico.
De acordo com Carina Elisei, coordenadora do Pibic-Pibiti na Católica, percebe-se que a cada ano a qualidade das pesquisas apresentadas aumenta. “Há uma evolução, a gente vê até pelos números de publicações e pelos próprios comentários dos professores avaliadores que sempre elogiam o programa de iniciação científica da UCDB. A iniciativa já tem 24 anos de existência e toda vez a gente tem a oportunidade de ouvir bons comentários a respeito da qualidade dos trabalhos e do compromisso dos alunos com as pesquisas”, ressaltou Carina.
Reunião geral de pesquisadores
Além da entrega das certificações, na reunião geral do Pibic-Pibiti os pesquisadores receberam orientações a respeito de prazos para a conclusão dos relatórios e também puderam participar de uma palestra. Na data, a professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Católica Dra. Susana Elisa Moreno abordou o tema “Divulgação científica como estratégia de fortalecimento da ciência”.
Acesse todas as fotos do evento por meio da galeria, basta clicar aqui.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)