05/12/2025 - 8:20 - Pesquisa
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
Desde 2024, a Universidade Católica Dom Bosco e o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul trabalham em parceria em algumas etapas do Programa MPT na Escola, desenvolvido em âmbito estadual e nacional. As parcerias foram crescendo e as duas instituições concluem 2025 com quatro projetos em andamento.
Para falar sobre esses projetos, a procuradora-chefe do MPT-MS Cândice Gabriela Arosio esteve na UCDB, na segunda-feira (1º), para uma reunião com o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e com a coordenadora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Católica (S-Inova), Andressa Tognon.
Durante a conversa, Cândice agradeceu ao apoio da UCDB na execução das premiações de um projeto tão grande como o MPT na Escola, uma iniciativa voltada à promoção da conscientização e ao enfrentamento do trabalho infantil por meio da educação. O programa atua diretamente no ambiente escolar, mobilizando estudantes, educadores, famílias e comunidades para compreender os impactos do trabalho precoce e reconhecer a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.
“Por meio da S-Inova, a UCDB organiza toda premiação do concurso [categorias conto, poesia, música, desenho] com a aquisição e envio para a escola, os professores e alunos. Eles também ganham medalhas e troféus”, explicou Andressa.
Ao longo de 2025, outros dois projetos entraram na parceria: a modernização dos materiais didáticos do Programa MPT na Escola e a implementação de um sistema on-line de gestão da premiação. “Essa nova plataforma permitirá inscrições on-line, submissão de trabalhos, avaliações, acompanhamento em tempo real e maior transparência e automação do processo de premiação”, concuiu a coordenadora da S-Inova.
Mais informações podem ser obtidas no site ucdb.br/mptnaescola.
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô