Palestrante atua pela valorização da cultura e arquitetura indígenas

22/10/2024 - 16:36 - Pesquisa

Fonte: Franciely Valensuela, sob a orientação de Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Populações Indígenas (NEPPI) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveram uma palestra com a arquiteta Rocío Ortega. Mestre em Ciências Sociais e em Relações Internacionais e Diplomacia, Ortega tem reconhecida experiência na área cultural, tendo sido Diretora Geral do Gabinete da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, entre 2008 e 2014, além de atuar como assessora de legislação cultural no Senado paraguaio.

Durante o evento, realizado no auditório da biblioteca da UCDB, a palestrante apresentou reflexões sobre a arquitetura indígena e sua marginalização no cenário arquitetônico tradicional. “Marcus Vitruvius nos apresentou na arquitetura três eixos fundamentais: vermitas, utilitas e venustas, e nenhum deles atende à arquitetura indígena”. Sob essa perspectiva, ela trouxe uma provocação: “Se analisarmos por esses critérios, a arquitetura indígena não é valorizada como arquitetura".

Ortega enfatizou ainda que, “quando se coloca um indígena em uma arquitetura que não valoriza sua história, mata-se sua cultura”, apontando a necessidade urgente de uma reavaliação das práticas arquitetônicas que desconsideram o valor cultural e histórico das populações indígenas.

A palestra foi uma oportunidade enriquecedora para acadêmicos, profissionais e interessados nas temáticas culturais e indígenas refletirem sobre o papel da arquitetura na preservação das identidades culturais.

 

 
 

Notícias



18/12/2024 - 08:27 - UCDB

Últimos dias para antecipar matrícula na UCDB e garantir 20% do valor em cashback

Benefício será concedido nas mensalidades de maio e junho de 2025


17/12/2024 - 08:56 - Graduação

Acadêmicas de Publicidade e Design da UCDB conquistam três categorias em prêmio nacional

Prêmio NaMoral Jovens Talentos foi promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios