Museu das Culturas Dom Bosco representa MS em fórum nacional

19/11/2024 - 9:41 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

O diretor do Museu das Culturas Dom Bosco, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, foi convidado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para representar Mato Grosso do Sul no 8º Fórum Nacional de Museus (FNM), que acontece de 25 a 30 de novembro, em Fortaleza (CE). Ele participará do Grupo de Trabalho para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025-2035.

Esta edição do evento tem como tema “Democracia e direito à memória”, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a implementação da Política Nacional de Museus. São esperados cerca de mil participantes nacionais e internacionais

Tanto a política quanto o plano dos museus vêm sendo construído com grande participação e representatividade. Um dos grupos é a Rede de Educadores em Museus de Mato Grosso do Sul REM/MS, integrada pelo Museu das Culturas Dom Bosco. “O Plano aponta para a consolidação de uma política pública específica para o setor, a qual vem proporcionando uma profunda mudança no panorama museal do Brasil nos últimos anos”, destacou Dirceu. Segundo ele, a instituição da Política Nacional de Museus, possibilitou novas formas de fomento para o setor, bem como a criação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Estatuto de Museus. O PNSM também apresenta um conjunto de propostas relativas aos nove eixos setoriais de museus, que refletem as especificidades das lógicas de funcionamento dos museus em relação a temas transversais: gestão museal; preservação, aquisição e democratização de acervos; formação e capacitação; educação e ação social; modernização e segurança; economia dos museus; acessibilidade e sustentabilidade ambiental; comunicação e exposição; pesquisa e inovação.

“A participação do MCDB/UCDB no processo de construção de uma politica pública é de grande relevância pois ressalta a nossa instituição como um museu de referência para representar os principais aspectos do campo museal de MS e da região Centro-Oeste, apresentando a realidade local de instituições e gestores públicos e privados. Não apenas para que os museus cumpram com excelência suas funções, mas também para que possam ser encarados como instituições de transformações social de suas regiões”, afirmou o gestor do Museu das Culturas Dom Bosco.