Grupo Inovisão inicia parceria com Fundação MS para uso de inteligência artificial na agricultura

04/09/2023 - 7:00 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Utilizando-se das ferramentas de inteligência artificial, o grupo de pesquisa Inovisão, da Universidade Católica Dom Bosco, liderado pelo professor Dr. Hemerson Pistori, iniciará uma parceria com a Fundação MS, de Maracaju, para a realização de pesquisas na área da agricultura. A primeira visita técnica às instalações da fundação aconteceu na última semana.

De acordo com o professor Pistori, um dos primeiros projetos será o uso de visão computacional para identificação de pragas das lavouras. “A primeira pesquisa envolve a criação de uma inteligência artificial para identificar e contar insetos na lavoura de soja para ajudar no manejo integrado de pragas. A Fundação MS tem infraestrutura e capacidade de pesquisa fantásticas, com unidades de pesquisa em quase todo o Estado, que vai complementar bem os nossos experimentos em campo”, afirmou o docente.

O diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, é egresso do curso de Ciências Biológicas da UCDB. “A parceria está se iniciando. Vamos trabalhar na identificação dos insetos e estamos entendendo que há muito que se fazer juntos: nós entramos com o conhecimento agrícola e o time do Inovisão pode nos propor soluções para a agricultura de Mato Grosso do Sul”, avaliou.

A parceria entre as duas instituições deve se estender para outras áreas e um termo de cooperação deve ser assinado em breve.

O Inovisão desenvolve inúmeras pesquisas ligadas ao setor produtivo, como contador de alevinos, detecção de plantas daninhas e pragas em lavouras de soja, estimativa de falhas em plantações de cana-de-açúcar, entre muitos outros. Conheça os trabalhos desenvolvidos aqui.