13/11/2025 - 8:12 - Pesquisa
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
O XXIX Encontro de Iniciação Científica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi marcado por emoção, reconhecimento e memória. A professora Cleonice Alexandre Le Bourlegat, precursora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da instituição, conduziu a palestra de abertura do evento, realizado no auditório do bloco B, e fez uma verdadeira viagem no tempo ao relembrar os 30 anos de trajetória do programa.
“Em 1997, recebi a responsabilidade de implantar e coordenar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, função que exerci até o ano 2000”, recordou a docente. Desde então, o programa se consolidou como um dos pilares da pesquisa na universidade, ampliando o número de bolsas em 22 vezes ao longo dessas três décadas.
No ciclo 2023/2024, o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UCDB passou a contar também com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). A partir dessa parceria, os três programas (Pibic, Pibiti e Pibic-EM) alcançaram mais de 220 bolsas ativas, distribuídas em todas as áreas do conhecimento.
A professora Cleonice também destacou momentos marcantes dessa trajetória de excelência. “Em 2006, o Pibic da UCDB foi reconhecido pelo CNPq como o melhor programa de iniciação científica da Região Centro-Oeste, e, na classificação nacional, figurou entre os 30 melhores do Brasil. Entre tantas conquistas, destaco ainda o projeto de cooperação técnica com o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul, coordenado pela professora Maria Augusta de Castilho, que, com o envolvimento de 108 estudantes entre 2009 e 2021, rendeu à UCDB o Prêmio Memojutra, em 2016”, relembrou.
A docente concluiu expressando gratidão a todos que contribuíram para o crescimento do programa. “Nossa eterna gratidão pelo empenho e sucesso de todos que fazem parte dessa história, desde a Reitoria, as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, e a de Graduação e Extensão, aos coordenadores, professores orientadores, avaliadores e, especialmente, aos estudantes que embarcaram nessa aventura científica. Também aos nossos grandes parceiros: CNPq, Fundect e Crie/MS”, finalizou.
O que a professora Cleonice não esperava era a homenagem preparada pela atual coordenadora dos Programas de Iniciação Científica da UCDB, professora Carine Elisei, juntamente com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa, alunos e egressos, em reconhecimento ao trabalho que desempenhou com tanta dedicação ao longo dos anos. Além de presentes e uma placa comemorativa, ela recebeu o mais importante, o carinho e a admiração do público, que a aplaudiu de pé.
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô