08/10/2025 - 9:18 - Pesquisa
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
A VIII Jornada de Análise do Comportamento será realizada nos dias 7 e 8 de novembro de 2025, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em Campo Grande. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Católica e reunirá pesquisadores, professores e estudantes interessados em temáticas da Análise do Comportamento.
Podem participar alunos de graduação, pós-graduação, professores, profissionais de psicologia, educação e áreas afins. As inscrições podem ser feitas até dia 5 de novembro. Pela UCDB, são organizadores do evento a professora Dra. Luziane de Fátima Kirchner e Dr. Rodrigo Lopes Miranda.
A programação prevê palestras, mesas-redondas, apresentações de banners e minicursos. As atividades do dia 7 serão na Uems, com quatro minicursos: Terapias afirmativas no atendimento a mulheres LBT; Prevenção ao suicídio: evidências científicas e marcadores de gênero; Sexualidade e gênero: desafios da clínica feminista em AC; e Como fazer metanálises: atividade prática. A abertura oficial será às 18h30, com "Entrevista ao vivo: Análise do Comportamento no MS”, comandado por Lucas Córdova e participação de Wilson Mello.
No dia 8, a programação será no auditório do bloco B da UCDB e nas salas de aula, com início às 8h. A primeira discussão terá como tema “Clínica analítico-comportamental e interseccionalidade: diálogos sobre gênero e raça", com Claudia Oshiro, seguido de “Terapia Comportamental Dialética – DBT”, com Ana Paula Martins. A programação prevê, ainda, debates sobre “Clínica Analítico-Comportamental Contextual", “Laboratórios e pesquisas em análise do comportamento no MS” e “ABA para TEA na Prática: Desafios éticos e técnicos na intervenção comportamental”.
Os painéis com apresentação de trablahos será no dia 8, das 14h30 às 15h30, próximo ao auditório do bloco B da UCDB. O encerramento será às 15h30.
Mais informações no site .
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô