09/07/2024 - 7:19 - Pesquisa
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
A doutoranda Thuanny Borba Rios, do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), teve o artigo “Geração de novos peptídeos antimicrobianos a partir de uma proteína chamada Cry10Aa”, publicado na edição de 19 de junho da revista ACS Omega, uma importante publicação internacional. A pesquisa contou com a orientação do professor Dr. Octávio Luiz Franco.
“A pesquisa tem como tema a geração de novos peptídeos antimicrobianos a partir de uma proteína chamada Cry10Aa para que esses peptídeos possam ser aplicados no tratamento de infecções bacterianas como alternativa aos antibióticos”, destacou a doutoranda.
Para ela, cada conquista representa mais um passo significativo na carreira científica. “Cada publicação é extremamente valiosa, pois reflete o esforço, colaboração e aprendizado. Publicar em uma revista internacional não só amplia o alcance e o impacto do meu trabalho, mas também valida a relevância e a qualidade da pesquisa que estamos realizando. Estou muito contente em ver que nossos esforços estão contribuindo para o avanço do conhecimento na nossa área de estudo”, comemorou a pesquisadora.
No doutorado ela pesquisa o desenvolvimento do peptídeo BotrAMP14 nanoestruturado como alternativa para o tratamento da mastite bovina. Ela é mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Biotecnologista pela Universidade de Brasília.
E no início deste mês, representando a UCDB, o professor Octávio esteve em Marselha(França) para ministrar a palestra de encerramento do Congresso da Sociedade Francesa de Microbiologia na qual abordou peptídeos antimicrobianos.
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô