17/08/2018 - 7:00 - Pastoral
Fonte: Michele Moraes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral
Em comemoração ao 203º aniversário de Dom Bosco, foram realizadas duas celebrações, nesta quinta-feira (16), na Paróquia Universitária São João Bosco. No período da manhã, às 9h, e a noite, às 20h30, colaboradores, alunos e docentes participaram da missa solene em homenagem ao sacerdote e educador que dedicou a vida aos jovens.
Durante a manhã, além da comunidade acadêmica, também estiveram presentes nove padres do Brasil e da Colombia. Celebrada pelo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e chanceler da UCDB, Pe. Gildásio Mendes, e concelebrada pelo Reitor da Católica, Pe. Ricardo Carlos, e pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. João Marcos Araújo, a missa trouxe durante a homilia a história de Dom Bosco e a importância que os sonhos tiveram na vida dele.
“Dom Bosco foi um menino que sofreu muito, era pobre e perdeu o pai muito cedo, a partir disso ele começou a interpretar a vida: ‘o que esta acontecendo comigo?’. Ele começa a sonhar e, no início, achava que era fantasia, mas quando percebeu que os sonhos começaram a se tornar realidade, entendeu seu caminho. Ele é o autor do próprio sonho, é o protagonista. Um sonho feito de luta, de sacrifício, de fé, de amor. E qual é o seu sonho? Como está alimentando esse sonho? Deus nos ajuda a construí-lo. Celebrar Dom Bosco é agradecer a Deus por ter dado o exemplo de como construir nossos sonhos”, disse Pe. Gildásio.
Já a missa realizada no período noturo, foi presidida pelo Pe. João Marcos. No final das duas celebrações, os participantes receberam pequenos terços com uma oração voltada para Dom Bosco.
Sobre o santo
São João Bosco deu início à educação salesiana e foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. A cidade em que nasceu em 1815 na região de Piemonte, na Itália, antigamente chamada de Colle dos Becchi, hoje recebe o nome de Castelnuovo Dom Bosco, em homenagem a ele. O sacerdote foi também educador e criador do sistema preventivo em educação, dedicou a vida inteira à religião e aos jovens. Sua obra está presente em todo o mundo, incluindo universidades, faculdades, centros juvenis, oratórios, paróquias, escolas, entre outros locais.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)