18/07/2013 - 7:00 - Pastoral
Fonte: Rosana Lemes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral
Quarenta e dois acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), participam, a partir de hoje, do Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), em Belo Horizonte (MG). O grupo, que também irá para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, partiu ontem (17) pela manhã de Campo Grande.
Antes do embarque foi feita uma visita à Reitoria, onde o Reitor Pe. José Marinoni se despediu dos acadêmicos e falou da importância dessa viagem e a responsabilidade que cada um deve ter. “Estou muito feliz por vocês, espero que revitalizem a vida cristã e tenham consciência da importância dessa viagem e no que ela influenciará suas vidas. A minha vontade era de participar com vocês, mas não será possível, então desejo a todos uma boa viagem”, relatou.
O CMUC vai acontecer na PUC Minas. A solenidade de abertura será às 20h, sendo que no dia 21 terá início à missa de encerramento em conjunto com a Semana Missionária de Belo Horizonte. Serão dias de debates, oficinas, minicursos, espiritualidade, apresentações de trabalhos, fóruns, conferências, mesas-redondas e eventos culturais, preparando-se assim para a JMJ.
Já a jornada, de 23 a 28 de julho, na capital fluminense, traz como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). O objetivo principal é dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo. O momento mais aguardado da jornada é a chegada do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, no dia 22, sendo sua primeira viagem ao exterior como pontífice.
“Desde o começo do ano viemos nos preparando para esse momento de fé, participando de vários encontros que serviram de preparação para essa jornada. A expectativa é muito grande; não temos noção de com o vai ser, só vamos com a certeza de que será uma experiência única”, relatou Andressa Eloisa de Oliveira, acadêmica do 4° semestre de Jornalismo.
Vários pais de acadêmicos estiveram presentes no embarque dos filhos e se mostraram muito emocionados e felizes pela participação em um dos maiores eventos mundiais.
“Eu estou muito emocionada de ver minha filha participando da JMJ, além dela estar realizando um sonho, ela vai adquirir mais experiência tanto na vida pessoal, quanto na vida espiritual”, disse Joana Stefanini, mãe da acadêmica do 5° semestre de Direito Caroline Stefanini.
A primeira celebração na JMJ do papa será no dia 25, na Festa da Acolhida, na Praia de Copacabana. Um dos momentos considerados mais emocionantes será o encontro de Francisco com os jovens, na área campestre denominada Campus Fidei. Na celebração, haverá a Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Papa. Os jovens dormirão no campus esperando a missa do dia seguinte. A última missa do Papa será no dia 28, às 10h, em Guaratiba. Na ocasião, Francisco anunciará o país que irá sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2014.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube