Acadêmicos da UCDB partem para Jornada Mundial da Juventude e Congresso Mundial

16/07/2013 - 7:00 - Pastoral

Fonte: Maria Caroline Palieraqui

Símbolos da JMJ estiveram na UCDB em 2012

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

 

Ansiosos e cheios de alegria, acadêmicos que representarão a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC) e na 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) partem amanhã (17) para Belo Horizonte (MG), primeira parada da viagem. Os mais de 40 jovens, acompanhados do Pró-Reitor de Pastoral, Ir. Gillianno Mazzetto, e dos professores Patrícia Alves e Elvézio Scampini Júnior, reúnem-se no terminal da UCDB, às 10h.

A CMUC será realizada na PUC Minas entre os dias 18 e 21 de julho. O tema do Congresso de 2013 é “Novos tempos, novos sentidos”, criado com o propósito de reunir os jovens para falar sobre as novas linguagens e sobre o relacionamento que têm com o mundo atual.

“O Congresso nasceu como uma maneira das universidades católicas darem uma resposta à Jornada Mundial, por isso é considerado como uma pré-jornada, ou seja, é uma semana de preparação imediata. As universidades católicas resolveram propor no mundo acadêmico essa preparação, que corresponde a uma semana missionária”, afirmou Ir. Gilliano. “O grupo que nós estamos levando está correspondendo muito bem. Estamos fazendo um caminho de preparação; desde janeiro temos tido dois encontros por mês, nos quais nos preparamos refletindo um tempo sobre a Jornada, além de viabilizar coisas concretas, como por exemplo, o autoconhecimento” complementou.

JMJ

No dia 22, o público que participa do congresso das universidades católicas parte para o Rio de Janeiro (RJ), para a Jornada Mundial da Juventude, que oficialmente acontece de 23 a 28 de julho, com a participação do Papa Francisco.

“Minha expectativa é de que a Jornada seja muito boa, pois temos também um Papa que está dando um novo tom na questão da espiritualidade, principalmente a espiritualidade juvenil. Dessa forma, vejo que a presença de um Papa de origem latina vai motivar muito mais a participação dos brasileiros. Além disso, ele é muito expressivo e próximo dos fiéis, motivando, consequentemente, a presença de um grande público para esse evento”, avaliou o Pró-Reitor da Pastoral.