VI Seminário Fronteiras da Exclusão debate a multiculturalidade

24/09/2014 - 17:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Kamilla Arguello

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Encerram-se na noite de hoje (24), na Universidade Católica Dom Bosco, as atividades do VI Seminário Internacional: Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da Exclusão e do I Seminário Nacional do OBEDUC: Relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social no ensino fundamental do 6º ao 9º ano em escolas públicas estaduais de Campo Grande-MS. A partir das 19h, tem início a conferência “Inter/multiculturalidade, fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão, com a Dra. Iara Tatiana Bonin Liebgott (ULBRA/Canoas).

Nas tardes de ontem e hoje foram realizadas reuniões dos grupos de trabalho (GTs). Na terça-feira à noite, no anfiteatro do bloco A, o tema debatido foi “O não lugar das Diferenças Culturais, um tempo de Índice de Desenvolvimento de Educação Social (Ideb)”. O Ideb é um ranking da qualidade no ensino nas escolas de educação básica.

A conferencista foi Dra. Bianca Salazar Guizzo, que relatou: “Há muitas diferenças culturais em todo o Brasil, e elas ficam de lado dentro das escolas. É focalizado somente o português e a matemática e é preciso mudar isso, só assim o ensino será de qualidade”.

O objetivo do evento é promover a reflexão e o diálogo entre pesquisadores e representantes de movimentos sociais de diferentes estados do Brasil e de diferentes países sobre relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social na educação, além de fomentar o fortalecimento e a formação de redes de pesquisa regionais, nacionais e internacionais que tenham como foco relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social na educação.

Mais informações no telefone (67) 3312- 3598.