Utilização abusiva de bactericidas na agropecuária gera riscos à saúde humana, destaca palestrante

14/03/2016 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Mylena Ensinas

Palestrante Sónia Alexandra Leite Velho Mendo Barroso

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“A utilização abusiva e inadequada de bactericidas na agropecuária gera riscos à saúde humana”, destacou a professora Dra. Sónia Alexandra Leite Velho Mendo Barroso, da Universidade de Aveiro, em Portugal, durante palestra promovida na sexta-feira (11) pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Com o tema ‘Ambientes extremos: Fonte de produtos naturais com potencial biotecnológico- antibacteriano’, a palestrante disse ainda que não é um mecanismo fácil saber como ocorre a ação da célula bacteriana.

O foco da pesquisa da Dra. Sónia é descobrir novos antibacterianos, com efeitos genotóximos da exposição a contaminantes ambientais em espécies bioindicadoras. A palestrante mostrou a importância da realização de pesquisas relacionadas às antibactérias, com o intuito de desenvolver cada vez mais novos medicamentos que auxiliem no tratamento de doenças humanas.

O estudo da bactéria Lichenicidina gerou diversas novas hipóteses, como possíveis aplicação na medicina, veterinária, indústria alimentar. Melhoramento da produção (organismo produtor/ hospedeiro heterólogo). Novas variantes na Bioengenharia e estudo dos mecanismos de ação.

A palestra foi destinada aos mestrandos, doutorandos e também aos acadêmicos de Ciências Biológicas da Católica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3768.