UCDB inaugura laboratório de dados de bioeconomia pioneiro no Estado

20/09/2024 - 8:38 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Entrando em uma nova era de ensino e aprendizado tecnológico interativo com inteligência artificial, com a imersão prática utilizando a linguagem R (ferramenta de programação estatística e gráfica que pode ser usada para analisar e visualizar dados e tendências de pesquisa mundiais), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lança o Laboratório de dados de bioeconomia (UCDB S-Inova Data Lab), o primeiro de Mato Grosso do Sul, unindo biotecnologia, economia e clima. 

O processo de mudança de paradigma para aulas e interação com os acadêmicos está iniciando com os programas de mestrado e doutorado - Desenvolvimento Local, Biotecnologia e Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, mas a ideia é expandir para os acadêmicos da graduação em 2025, com o auxílio da inteligência artificial no desenvolvimento de produtos e automatização do clima no Pantanal.

“Após a pandemia tivemos a maior transformação digital da sociedade, seja na educação, no mercado de trabalho e nas relações pessoais. As pessoas mudaram os hábitos de uso das coisas, do consumo e o aprendizado ficou mais interativo. Sabendo disso, a UCDB vem investindo em aulas com maior interação entre conteúdo, alunos e a realidade do dia a dia. Para isso, é necessário apresentar dados e resultados em tempo real, essa é a proposta deste tipo de laboratório vivo [conceito de Living Lab], que inova, atende novas demandas e é pioneiro em Mato Grosso do Sul”, conta o professor Michel Constantino, que coordena o programa de pós-graduação em Desenvolvimento Local. 

Ele explica ainda que o acadêmico conhece software de análise de dados, permitindo coletar informações quantitativas e numéricas em tempo real que respondem aos questionamentos. “Na aula de economia o aluno quer saber como estão os preços dos alimentos, como o arroz, antes e depois da tragédia no Rio Grande do Sul. No laboratório ele busca os dados, aprende a apresentar esse dado em gráficos interativos e conhece na prática se os preços aumentaram ou diminuíram por evento climático”, explica o professor.

Na segunda-feira (6), os alunos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da UCDB tiveram a oportunidade de participar da primeira aula de apresentação do laboratório. O moderno espaço, que está localizado em uma sala do Pátio UCDB, em frente a praça de alimentação, conta com painel interativo gigante, composto por nove telas de televisão (75 polegadas). 

Ainda são esperados outros equipamentos de projetos aprovados na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Finep para compor as duas salas do laboratório, com painel interativo, duas televisões com tela touch screen, cinco notebooks da Apple, além de mobília para o ambiente.