UCDB forma primeira doutora por meio do programa de pós-graduação da Rede Pró-Centro-Oeste

27/02/2018 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Ângela Alves Nunes foi a primeira aluna da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) a tornar-se doutora por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste que integra instituições de ensino e pesquisa dos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e do Distrito Federal (DF).

Nesta segunda-feira (26), ela defendeu a tese, intitulada “Ácidos graxos de cadeia média da macaúba (Acrocomia aculeata) em modelo experimental de diabetes mellitus tipo 2”, em uma das salas do bloco B do campus Tamandaré. A pesquisa foi desenvolvida sob orientação do professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho e teve como coorientadores a professora Dra. Simone Palma Favaro integrante do Comitê Científico da Rede de Pesquisa e Pós-graduação Pró-Centro Oeste e o professor Dr. Ruy de Araújo Caldas.

Como o Brasil é o quarto país no ranking mundial com o maior número de portadores do diabetes mellitus e a maioria dos pacientes possui o tipo 2 da doença, Ângela buscou uma maneira de auxiliar essas pessoas a manterem os níveis glicêmicos dentro da normalidade e identificou no óleo extraído da amêndoa da macaúba uma maneira de fazer isso.

“Os ácidos graxos presentes no óleo da macaúba são de cadeia média e por possuir um perfil distinto daqueles de cadeia longa trazem mais vantagens, conseguimos comprovar isso por meio de testes”, pontuou Ângela. Em um dos estudos feitos em ratos de laboratório, a doutoranda dividiu os animais em grupos , entre eles, alguns tinham diabetes tipo 2.

Em 28 dias, os animais recebiam a ração acompanhada de uma porção do óleo e após esse período foram feitos exames para verificar como estava a saúde deles. “Percebemos que os ratos portadores da diabetes tipo 2 tiveram uma redução de 50% da hiperglicemia, além disso, o peso diminuiu de 14 a 24% e houve uma queda também no acúmulo de tecido adiposo”, esclareceu Ângela.

Participaram da banca examinadora, além do professor Cristiano, as nutricionistas Dra. Rosangela dos Santos  Ferreira e Dra. Karla Rejane de Andrade Porto, a docente da UCDB Dra.  Susana  Elisa  Moreno,  e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Karine de Cassia Freitas Gielow.

Para obter mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste, no qual a UCDB participa, entre em contato com a Católica por meio do número (67) 3312-3615.