UCDB firma acordo de cooperação com universidade suíça

03/07/2018 - 8:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Professor da UCDB Dr. Rodrigo Lopes Miranda apresentou trabalho durante o congresso internacional e oficializou o acordo de cooperação entre a UCDB e a universidade suíça

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Um acordo de cooperação foi firmado entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Université de Lausanne, na Suíça, para o desenvolvimento de pesquisas em conjunto na área de Psicologia.  A parceria foi instituída por meio do Núcleo de Análises do Comportamento e da Neurociência (NACNeuro) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Católica e oficializada durante um congresso internacional realizado em junho na University of Akron, nos Estados Unidos — “50º Cheiron The International Society for the History of Behavioral and Social Sciences”.

Durante o congresso, promovido em um dos mais importantes centros de documentação para a história das ciências humanas, o Cummings Center for the History of Psychology (CCHP), um dos coordenadores do NACNeuro, professor Dr. Rodrigo Lopes Miranda apresentou trabalhos e firmou a parceria com a Université de Lausanne por intermédio do professor Dr. Remy Amouroux — um dos 10 pesquisadores de universidades no exterior que já compõem o núcleo de pesquisa da Católica.

Segundo Rodrigo, o que aproxima as duas Instituições de Ensino Superior é o interesse pelas teorias comportamentais. “Professor Remy foca na circulação e apropriação dessas teorias no mundo francofônico europeu (Bélgica, França e Suíça). Já na UCDB, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia (GEPeHP), vinculado ao NACNeuro, temos buscado entender o processo de circulação e recepção das teorias comportamentais no Brasil, algo que ocorreu na década de 1970, mesmo período em que se deu na Europa francofônica. Além disso, também temos comparado esses processos no Brasil e na Europa”, esclareceu Rodrigo.

De acordo com o docente da Católica, as pesquisas nessa área vêm para melhorar, ainda mais, o trabalho que é desenvolvido pelos profissionais. “Quando olhamos para as psicoterapias ou práticas baseadas em evidências, percebemos que há um debate e ao olhar para traz e ver como esses conceitos foram estruturados, nos ajuda a entende-los melhor e também a aprimorar as intervenções”, pontuou Rodrigo.

Um dos trabalhos desenvolvidos pela Católica nessa linha de pesquisa, de acordo com Rodrigo, foi feito pela Me. Jaqueline Andrade Torres ao desenvolver a dissertação por meio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Durante o congresso na University of Akron, ela apresentou o primeiro estudo que compõe o trabalho e mostrou aspectos importantes da institucionalização de teorias comportamentais no Brasil, por meio da criação de sociedades e periódicos científicos com forte presença feminina.