16/08/2024 - 10:15 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
O Programa de Pós-Graduação, mestrado e doutorado, em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com a Suzano, uma das maiores fabricantes mundiais de celulose, lançou oficialmente nesta quarta-feira (14) o projeto de extensão Hortas Urbanas na Casa Dom Bosco, localizada no Taquaral Bosque, em Campo Grande.
“Vamos produzir e comercializar hortaliças orgânicas para a geração de renda para 30 famílias da região. Por meio do Programa de Pós-graduação da UCDB irei orientar o projeto tecnicamente e as famílias cadastradas terão oficinas para aprender a produzir, precificar, compostagem e gerenciar uma horta”, destacou o coordenador do Programa de Pós-graduação, professor Denilson de Oliveira Guilherme.
A Suzano, que já desenvolve o projeto há três anos no município de Três Lagoas, também em parceria com a Missão Salesiana Mato Grosso (MSMT), está colaborando no financiamento do projeto, com a aquisição de insumos, estruturação do ambiente e promoção de cursos, além de acompanhar todo o processo do projeto.
“O Hortas Urbanas vem ao encontro do compromisso da Suzano de contribuir para a redução de desigualdades sociais e retirada de famílias da linha da pobreza e, para nós, é motivo de orgulho expandir esta parceria para Campo Grande. Seguindo o nosso direcionador que diz que ‘Só é bom para nós, se for bom para o mundo’, este projeto tem trazido excelentes resultados em Três Lagoas, com geração de trabalho e renda para dezenas de famílias, muitas delas chefiadas por mulheres, sucesso que temos a certeza que se repetirá na Capital”, destaca André Becher, gerente de Desenvolvimento Social da Suzano.
Uma das integrantes do projeto é Miriam Glauce Peralta, enquanto o filho vem para as atividades da Casa Dom Bosco pela manhã, ela, que está desempregada, aproveita para molhar os canteiros do projeto dedicando duas horas do seu dia. “Estou gostando bastante de participar em poder plantar e de repente você fica naquela ansiedade para ver crescer. Quando menos esperamos vemos as folhinhas nascendo, o que já dá uma gratificação enorme. Quero aprender e quem sabe ter a oportunidade de ajudar também outras pessoas da comunidade”, destacou ela.
Deyse Silva, que também está desempregada, conta que espera aprender um pouco mais com os cursos que serão oferecidos a partir do próximo mês. “Gosto de mexer na terra. Então venho para aprender um pouco mais, pois muita coisa eu não sei. Vamos aprender e ainda poderemos ter uma fonte de renda”, enfatizou.
Além delas, outras 18 chefes de famílias já estão trabalhando no projeto Hortas Urbanas agroecológicas, produzindo alimentos de qualidade e gerando renda. A produção vai ocorrer na obra social Casa Dom Bosco, mantida pela Missão Salesiana Mato Grosso, e a comercialização será feita no local e também em feiras a ser definidos futuramente.
Durante o lançamento do projeto, crianças atendidas no local e pessoas envolvidas no projeto, fizeram o plantio simbólico de mudas. O local ainda vai ganhar cobertura e um reservatório de água. A expectativa é que em três meses as hortaliças já estarão em ponto para colher e dar início a geração de renda, já que serão plantados diversos tipos de alimentos em 50 canteiros.
A Casa Dom Bosco desenvolve ações em regime socioeducativo, atendendo 150 crianças e adolescentes, trabalhando o desenvolvimento humano utilizando o método pedagógico de Dom Bosco, o que contribui para serem honestos cidadãos e bons filhos de Deus.
Ação é organizada pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul