23/10/2024 - 12:28 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
O II Simpósio de Biotecnologia: Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, promovido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, iniciou na manhã desta quarta-feira (23) no mezanino do Pátio UCDB.
A abertura contou com a participação do Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, o professor Octávio Franco, o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, e a Pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da Uniderp, Denise Renata Pedrinho.
“O Papa Francisco recordou aos cientistas a necessidade de agir com responsabilidade, quando se pesquisa na área de biotecnologia. O princípio de responsabilidade é o cuidado imprescindível da questão humana, deve responder aos próprios atos e omissões de grande princípio, aos outros e a Deus. Aí vem a responsabilidade perante a Deus”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni.
‘Um panorama da Biotecnologia no Brasil’ foi o tema da primeira palestra, ministrada por Maria Sueli Soares Felipe, professora da Universidade Católica de Brasília (UCB) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia. “Para você desenvolver uma tecnologia envolve três partes: a academia, as indústrias e o governo. Porque o governo regula, cientistas e academia geram conhecimento, e as empresas transformam esse conhecimento em algum produto”, disse a palestrante.
Também estavam presentes os pró-reitores Taner Douglas Alves Bitencourt (Administração), Pe. Rafael Gustavo Lopes (Pastoral e Assuntos Comunitários), Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão), além de professores, pesquisadores e acadêmicos. A orquestra Jovem Sesc-MS fez a apresentação de abertura, com diversas músicas.
Ainda nesta tarde, teremos outras três palestras. ‘O papel da Fundect no Empreendedorismo no Estado de MS’, com o presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira; ‘A nova era da medicina está só começando’, ministrada por Fábio Alessandro Proença Barros; e ‘Desenvolvimento de Medicamentos Veterinários na Ourofino Animal’, ministrada pela médica veterinária, Milenni Garcia Michels. O encerrando das atividades do dia terá um coquetel.
O evento, que segue até sexta-feira (25), é realizado em parceria com a UEMS, UFGD e UFMS e conta com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Sebrae MS, Vettiva, Q-Med, Promega e Analítica. Confira a programação completa aqui.