Trabalho dos professores de matemática em escolas indígenas é analisado por doutoranda da UCDB

05/04/2018 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Brenda Oliveira

A doutoranda defendeu tese em uma das salas de aula do bloco D

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Foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na tarde dessa quarta-feira (4), a defesa da tese desenvolvida pela doutoranda Vanilda Alves da Silva, que teve como tema “O trabalho de professores não indígenas de matemática no contexto da escola indígena: olhares para (im)possibilidades de bem-estar/mal-estar docente”.

Segundo a doutoranda, durante o estudo foram identificados os desafios e estratégias de enfrentamento no trabalho de professores não indígenas que atuam especificamente com a disciplina de Matemática no contexto da escola indígena.

Vanilda citou que cabe muitas vezes ao próprio professor encontrar alternativas para romper barreiras: “Com relação à educação intercultural, é também da responsabilidade do professor buscar meios para enfrentar os desafios enquanto docente e na realização do seu trabalho”, ressaltou Vanilda.

A defesa foi realizada no bloco D do campus Tamandaré e a banca examinadora foi composta pelas professoras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dra. Patrícia Sândalo e a Dra. Cláudia Carreira, pela professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Dra. Eliane D'Avanço (UEMS);  e também pelas professoras da Católica Dra. Adir Casaro, Dra. Ruth Pavan e a suplente Dra. Marta Regina Brostolin.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.