Seminário Erasmus Mundus acontece hoje à tarde

03/09/2014 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Edyelk dos Santos

Evento acontece hoje na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Acontece hoje (3), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Seminário sobre Desenvolvimento Territorial Sustentável - Erasmus Mundus, no Anfiteatro Pe. Angel Adolfo Sanchéz y Sanchéz, localizado na Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, a partir das 13h.

O evento é aberto a pesquisadores, estudantes, docentes, atores políticos, representantes de associações e coletividades, em especial de 11 mestrandos participantes do Erasmus Mundus, que estão no Brasil desde fevereiro. O objetivo é reunir integrantes das diferentes instituições envolvidas no Master EM-STeDe para refletir sobre práticas de diversas abordagens, experimentadas e/ou pesquisadas em diferentes realidades territoriais do país e do mundo, vislumbrando-as em seus diferentes contextos multidimensionais.

Além disso, os alunos da UCDB e de outras universidades e instituições apresentarão, durante o evento, cursos com propostas afins, assim como ao público em geral interessado, tanto para assistir e debater, como para apresentar resultados de suas experiências específicas.

Defesas de dissertações

Em fevereiro deste ano 11 acadêmicos chegaram ao Brasil e tiveram um mês de atividades na UCDB para, em seguida, realizarem estágios e se prepararem para suas dissertações e apresentação de suas defesas que foram orientadas e acompanhas pelos docentes da Instituição.

Por isso, nesta sexta-feira (5), haverá quatro sessões de bancas de dissertações, que acontece na sala de videoconferência, do EAD. Três bancas ocorreram pela manhã, com início programado para as 8h30, e a quarta será a partir das 13h30.

Os acadêmicos e seus respectivos temas de dissertação serão Miloš Gubic, da Sérvia, com o tema “O papel das ONGs internacionais na governança ambiental: o caso da certificação LIFE, no Chile”; Simone Tinelli, da Itálica, com o tema “Subsistência é resistência. A  agricultura familiar quilombola como instrumento de melhoria da qualidade de vida em áreas de plantio de eucalipto. O caso do programa PDRT nas comunidades quilombolas do Sapê do Norte - Município de Conceição da Barra (ES), Brasil”.

Já Aurélia Beatrice Bertrand Guitard, da França, defende a pesquisa sobre “Desafios e exigências da transformação sustentável dos territórios urbanos no Brasil: a função dos atores civis exemplo e contraexemplo de sustentabilidade na região metropolitana de Recife: o programa imobiliário “Reserva do Paiva”.

Por fim, Astrid Andree Abel, também da França, apresenta dissertação com o tema “Um grão de arroz no oceano - A contribuição da escolha da produção de arroz orgânico em um coletivo de camponeses do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a apropriação do seu território Estudo de caso em assentamentos de São Gabriel e Santa Margarida do Sul - RS, Brasil”.