Reconhecimento de patrimônios públicos pela população é analisado por mestranda da UCDB

26/02/2018 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (23) a banca de defesa de dissertação da mestranda Laura Karoliny Alves Urquiza dos Santos.

Sob orientação da professora Dra. Maria Augusta de Castilho, o tema abordado por Laura foi “Valorização social no patrimônio arquitetônico da zona especial de interesse cultural do centro histórico de Campo Grande/MS na perspectiva do desenvolvimento local”.

A mestranda estudou os patrimônios que existem no centro histórico de Campo Grande, identificou quais eram tombados e quais estavam em processo de tombamento por interesses de preservação histórica. A partir daí, entrevistou a população para identificar quais desses locais a comunidade mais conhecia e reconhecia como patrimônio.

Por meio do diálogo com as pessoas, Laura percebeu que a maioria dos patrimônios de Campo Grande não são conhecidos e isso da a entender que cidade não tem cultura ou história. “Um patrimônio é tombado pelos órgão governamentais, mas o processo de conservação e preservação dele depende das pessoas reconhecerem isso como parte da história delas. Elas precisam ter um sentimento de “pertence” em relação àquele bem para cuidarem e preservarem, por isso quis saber se  a população tem conhecimento desses locais e percebi que é a partir dessa conscientização que a gente consegue atingir a todos”, pontuou a mestranda.

Além da professora Dra. Maria Augusta de Castilho, fizeram parte da banca examinadora a professora da UCDB Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat e a professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Dra. Marina Evaristo Wenceslau. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3612.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.