Professor da UCDB é destaque como jovem cientista na área da Psicologia

13/08/2021 - 8:14 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O professor do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco, Dr. Rodrigo Lopes Miranda, recebeu o prêmio de Jovem Cientista (Early Career Award), concedido pela Divisão 26 da Associação Americana da Psicologia (APA), denominada Society for the History of Psychology.

O prêmio é concedido a pesquisadores que tenham significante contribuição na área e pesquisas relevantes para os estudos dos históricos da Psicologia. Professor Rodrigo é o terceiro brasileiro a receber premiação; o primeiro foi Saulo de Freitas Araujo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que em 2013 recebeu a homenagem na mesma categoria e Regina Helena de Freitas Campos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que no ano passado foi lembrada na outra categoria da premiação, a Career Achievement.

“Os associados são consultados uma vez ao ano para indicar pares cujo currículo é analisado para as duas premiações. Ano passado, por exemplo, fiz parte dos pesquisadores que se organizou pra indicar Dra. Regina Campos, que acabou vencendo. Neste ano, eu sabia que havia sido indicado por uma pessoa, mas me surpreendi com três, que foi o total de votos que tive”, explicou o pesquisador.

Dr. Rodrigo Miranda tem mantido contato regular com a comunidade internacional de historiadores da Psicologia. “Já tivemos, por exemplo, alguns colegas de outros países visitando a UCDB a convite meu. Também é constante a participação em eventos da área com certa regularidade, sobretudo nos Estados Unidos, desde 2009. Nessa direção, ocupo cargo em sociedades internacionais de História das Ciências Humanas. Agora, por exemplo, sou parte do comitê da Cheiron – The International Society for the History of Behavioral and Social Sciences. Em terceiro lugar, vale considerar os cargos que ocupei e ocupo no Brasil. Já fui coordenador do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp) entre 2018-2020. Atualmente sou presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia. Por fim, há as pesquisas que tenho feito há alguns anos e, mais recentemente, na UCDB, sobre a história da formação e da profissão de psicólogo no Brasil. Essas pesquisas dialogam com investigações similares no cenário internacional”, relembrou.

Pesquisar sobre a história da Psicologia faz parte das atividades do docente. Sua dissertação de mestrado e tese de doutorado foram na área e parte dos estudos foram desenvolvidos no Cummings Center for the History of Psychology da Universidade de Akron. Professor Rodrigo está na UCDB desde 2015 e é responsável pelo Laboratório de Estudos Históricos em Psicologia, Saúde e Educação (LEHPSE), que tem debruçado em pesquisas historiográficas sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil.