Professor da Fiocruz ministra palestra sobre genômica para alunos da UCDB

25/08/2017 - 18:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu, na tarde desta quinta-feira (24), uma palestra de tema “Genômica: da saúde à agropecuária”. O assunto foi abordado pelo pesquisador titular da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Alberto Martín Rivera Dávila.

Participaram da palestra mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação em Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste, além de acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Professor Alberto, que é doutor em Biologia Celular e Molecular, também é pesquisador na área de bioinformática, especificamente genômica comparativa e metagenômica. Ao abordar a temática ele pontuou a importância dos estudos no campo: “Genoma é uma indústria que anda captando milhões, se desenvolvendo, mudando a tecnologia e a saúde humana, por isso é muito importante estudar o assunto”.

Alberto é chefe do Lab de Biologia computacional e sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), foi um dos primeiros a usar e promover congressos na internet sobre um determinado tipo de protozoários parasitas que causam doenças em humanos (tripanosomatídeos). Além disso, o pesquisador também foi pioneiro em aderir a iniciativa “Open Acces” por meio da criação de uma revista eletrônica indexada, que disponibiliza de forma livre artigos científicos e liderou a criação do programa de pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas do IOC/Fiocruz.

Mais do que realizar a palestra na Católica, durante o período que esteve no campus, Alberto também realizou coletas e trabalhou nos laboratórios do Biosaúde. Mais informações a respeito do programa de pós Graduação em Biotecnologia da Católica entre em contato pelo número (67) 3312-3768.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.