24/04/2023 - 12:19 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
Rodeada de colegas de profissão, da família e de alunos, a professora Dra. Sonia Grubits foi homenageada na manhã de hoje (24) pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia — Mestrado e Doutorado por sua vida dedicada à Psicologia e à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, e os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Cristino Marcelo Espínola Carvalho, e de Graduação e Extensão, Rubia Renata Marques, participaram da cerimônia, assim como o coordenador do programa, Marcio Luiz Costa.
A amiga e orientadora Dra. Liliana Guimarães foi quem conduziu o evento e fez um apanhado da trajetória de vida e de trabalho de Sonia — a primeira psicóloga do então estado uno de Mato Grosso, fundadora do primeiro curso de Psicologia de Mato Grosso do Sul, em 1975, do primeiro Mestrado do Estado, em 1997, e do primeiro doutorado, em 2012, todos na UCDB. Nas imagens resgatadas pela família, há fotografias com o maestro Heitor Villa-Lobos, que foi seu professor na escola Pedro II, no Rio de Janeiro, e pesquisas com o antropólogo Claude Levi-Strauss, com quem trocou cartas durante anos, Antonio Carlos Ciampa, Cícero Vaz, Ivan Darrault Harris, Solange Thiers, Moscovivi, entre muitos outros.
“Hoje é mais que justo esse reconhecimento pelo seu trabalho, seu talento, sua dedicação e sua paixão pela docência, pela Psicologia e pela pesquisa. Eu me lembro que todas as vezes que você ia ou retornava do exterior, sempre vinha fazer um relatório e contar as conquistas, as dificuldades, sempre com entusiasmo e o elã que lhe é próprio. Quero, em nome da UCDB, agradecer a quem teve a feliz ideia dessa homenagem. A professora Sonia Grubits merece ser lembrada sempre por essa Instituição. Nosso reconhecimento e nosso muito obrigado. Temos certeza que nada poderá apagar o imenso aporte profissional que você, Sonia, trouxe para Mato Grosso, para Mato Grosso do Sul e para nossa UCDB”, discursou o Reitor.
Em seu pronunciamento, a homenageada destacou o trabalho que pode desenvolver principalmente com as populações indígenas. “Agradeço a UCDB, ao CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] e a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] que me apoiaram muito. Desenvolvi pesquisas e orientei estudantes em Meruri [MT], os guaranis de Dourados me acolheram, assim como os terenas da Aldeia Bananal; eu ganhei uma família kadiwéu e foram muitos salesianos que me ajudaram, Pe. Gonzalo Ochoa, Pe. José Scampini, Pe. Carlos Del Torchio, Pe. Walter Bocchi, para citar alguns. Estarei sempre de portas abertas a vocês, continuaremos amigos e inesquecíveis companheiros”, afirmou Sonia.
Sonia Grubits é jornalista e psicóloga. Cursou mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Saúde Mental e pós-doutorado na Univeristé Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis (França) em Semiótica. Em décadas de atuação como professora, participou de centenas de bancas de avaliação e orientou mais de uma centena de graduandos, mestrandos e doutorandos, além de somar uma vasta produção científica. Aposentou-se das funções de docência em 2022.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)
Entrada será gratuita, com início às 19h30