Pesquisadora da Católica estuda bactéria causadora da tuberculose bovina na região amazônica

27/08/2018 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Thaynara Nunes Pasquatti durante a defesa da dissertação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Thaynara Nunes Pasquatti, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu, na sexta-feira (24), a dissertação desenvolvida durante o curso. Com o tema “Diversidade Genética de Isolados de Mycobacterium bovis da Região Amazônica, Brasil”, o trabalho foi orientado pelo professor Dr. Flávio Ribeiro de Araújo e a coorientado pela professora Dra. Daniele Bier Borges.

Pela alta incidência de tuberculose bovina na região amazônica, causada pela bactéria  Mycobacterium bovis, Thaynara dedicou-se a fazer uma análise de pneumologia molecular por meio da técnica de espoligotipagem. As amostras estudadas pela mestranda são do mesmo rebanho e foram enviadas pelo Serviço de Inspeção Veterinária Estadual para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Eu entrei no mestrado com a vontade de trabalhar com turbeculose, enxerguei a chegada dessas amostras como uma oportunidade para estudá-las”, comentou.

Participaram da banca avaliativa, além do orientador da dissertação, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, o professor Dr. Martín Jose Zumárraga, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, e pela professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Dra. Klaudia dos Santos Gonçalves Jorge.

Para obter mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, entre em contato por meio do número (67) 3312-3768.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.