Pesquisa para aplicação de peptídeos antimicrobianos é apresentada na UCDB

06/10/2016 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Professor Dr. Octavio Luiz Franco durante palestra

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O ‘Uso de novas Tecnologias para Aplicação de Peptídeos Antimicrobianos’ foi o tema da palestra realizada na quarta-feira (5), na disciplina Seminário Integrador, do Programa de Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ministrada pelo professor Dr. Octavio Luiz Franco.

Durante a palestra, o docente apresentou aos alunos o resultado de uma pesquisa realizada durante seis anos que comprovou a eficácia de um antibiótico desenvolvido com base nos peptídeos antimicrobianos  — moléculas produzidas pelas células do corpo humano, que atuam no sistema imunológico. Segundo Octávio elas são capazes de entrar nos microorganismos invasores e destruí-los.

O pesquisador testou a atuação dos peptídeos contra 15 tipos de bactérias, seis tipos de fugos, e dois tipos de vírus e obteve bons resultados na maioria das análises. O medicamento vai ser uma alternativa aos tratamentos das doenças provocadas por esses microorganismos, como a bactéria KPC, responsável por causar uma infecção pulmonar resistente e crônica. Conforme Otávio, essa bactéria é uma das mais resistentes aos antibióticos e, hoje, pelo menos 95% dos pacientes internados nas Unidades Básicas de Saúde em Campo Grande a contraem, por isso a importância do trabalho desenvolvido.

O docente espera que no futuro esse novo antibiótico possa estar disponível à população. Ele explica que a pesquisa foi apresentada à industrias farmacêuticas interessadas, e estas estão avaliando a possibilidade de uma produção em larga escala.