Pesquisa de doutoranda da UCDB avalia políticas de normalização na educação escolar

29/08/2017 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

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Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou nesta segunda-feira (28) a banca de defesa de tese da doutoranda Cláudia Regina Dourado. A pesquisa, orientada pela professora Dra. Anita Guazzelli Bernardes, abordou o tema : “Políticas de normalização na educação escolar”.

Cláudia expôs uma problematização na educação escolar ao mostrar que o processo de formação funciona muito mais como uma normalização e regulação de condutas, de maneira a padronizar o modo de viver e de ser dos alunos. Diante desse cenário, a doutoranda questionou se é isso o que a prática escolar almeja e concluiu que essa realidade deveria ser mudada.

Para a doutoranda, a escola não deveria apresentar uma identidade social a ser seguida, mas considerar as diferenças dos indivíduos, já que as pessoas possuem diversos tipos de inteligência e, na opinião dela, o processo de formação deveria considerar isso.

“Existe um projeto político pedagógico. A questão é que a construção da identidade social e da formação da cidadania proposta por ele, faz com que os alunos que se posicionam diferente do que é previsto como ‘normal’ ou ‘adequado’, sejam vistos como pessoas que tenham que se submeter à esse ‘comum’. Por isso, penso que escola deveria atuar com o objetivo de compreender cada singularidade para que cada um adquira conhecimento, mas sem tem ter que se enquadrar no padrão”, pontuou Cláudia.

Além da professora Dra. Anita, fizeram parte da banca examinadora os professores da UCDB Dr. José Licínio Backes e Dra. Neuza Guareschi, a professora da Universidade Federal do Alagoas (UFAL) Dra. Simone Maria Huning e a professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Betina Hilleshesheim, que participou por videoconferência. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.