24/05/2018 - 13:00 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Natalie Malulei
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
Com o intuito de integrar, difundir conhecimentos e estimular o aprendizado em conjunto, nesta quarta-feira (23), o Núcleo de Análises do Comportamento e da Neurociência (NACNeuro) — mais novo grupo de pesquisa da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) —realizou uma palestra voltada para pesquisadores e acadêmicos.
Este foi o primeiro evento aberto ao público, promovido pelo NACNeuro, e trouxe como tema principal a “História da Análise do Comportamento e da Neurociência no Brasil, um futuro de confluência? ”. O assunto foi abordado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e um dos coordenadores do grupo, Dr. Rodrigo Lopes Miranda.
Durante a palestra, o docente traçou o surgimento e o avanço do desenvolvimento das pesquisas em neurociência durante os anos de 1960 e 1970, mesmo período em que os estudos na área de análise do comportamento iniciaram-se e passaram a aumentar com a preocupação de formar cientistas que pudessem dar continuidade ao trabalho.
Ao expor esses dois cenários aos pesquisadores e acadêmicos presentes, ele considerou pontos que podem ser pesquisados a partir do contexto histórico. “Percebemos que existe uma lacuna nesses dados que fazem com que a história no Brasil, seja muito diferente se comparada ao que aconteceu nos Estados Unidos. Descobrir o porquê disso e as influências podem ser fatores para o início de um trabalho”, comentou Rodrigo.
Na data, também foram convidados outros dois docentes que debateram o tema proposto: Dr. Lucas Ferraz Córdova, analista do comportamento e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e o Me. Serginaldo José dos Santos, psicólogo e fisioterapeuta, docente da Católica e coordenador do Projeto de Extensão “Cogniação” desenvolvido na Instituição.
De acordo com o idealizador do núcleo e um dos coordenadores, Dr. André Barciela Veras, essa primeira palestra realizada é um passo relevante para dar início às pesquisas nessas áreas da neurociência e da análise do comportamento. “Essa é a inauguração dos trabalhos e é muito importante que a gente se reúna em torno do tema para trocar experiências. A partir desses encontros podemos nos integrar e pensarmos em estudos na área que podem trazer melhorias para a sociedade”, pontuou.
Evento foi realizado pela Great People Leadership e Great Place To Work