Mestrando defende dissertação sobre Comunidade Quilombola São Miguel

29/02/2016 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Andressa Moreira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Com o tema ‘Comunidade Quilombola São Miguel: entre o quilombismo e abundância frugal via descolonização’ o mestrando do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), João Alberto Mendonça Silva, fez sua defesa na sexta-feira (26), no Anfiteatro da Biblioteca. O seu trabalho foi desenvolvido sobre a orientação do professor Josemar de Campos Maciel.

Durante sua a defesa de tese, o mestrando abordou temas sobre a comunidade quilombola, como a localização, costumes e cultura, e reforçou aos que prestigiavam sua apresentação, que muitas vezes tem uma consepção errada do que é cultura brasileira e que não há uma cultura melhor que a outra.

“A cultura brasileira são costumes elencados dentro de um território comum, no caso o Brasil, e que tem alguns pontos em comum, que são vários, milhares, inúmeros, que não cabe a mim elencar, mas para dizer que não existe uma cultura melhor do que outra, todas as culturas comungam da mesma existência, pois elas são projeções do significado da vida daqueles sujeitos que estão dentro dela. O que nós temos são culturas de maior e menos proporção, culturas que tem mais individuos que pertence e ela e cultura que tem mais individuos que pertence a ela”, ressaltou João.

Além do orientador, participram da banca os professores dra. Maria Augusta de Castilho, como presidente da mesa e orientadora, dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho, como co-orientadora e os examinadores dr. José Manfroi (UCDB) e dr. Marcelo Santos das Neves (UEPG).

Ao fim da defesa, o examinador professor dr. Marcelo Santos das Neves parabenizou o mestrando pelo trabalho. “Eu sempre digo que não há melhor modo de  aprender do que consultar as dissertações e teses presentes em uma biblioteca, alí você fica sabendo do último pensamento, a última descoberta, as vezes até mesmo a mais importante. Então agradeço a você por essa razão, eu acabei descobrindo muitas coisas e vou relacionando as coisas na qual estou acostumado a trabalhar. O trabalho foi muito bem feito, sobre isso não há dúvida alguma”, proferiu o professor a João. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3312-3612.