Mestranda em Psicologia estuda a relação entre trauma, sintomas e funcionamento cognitivo nas pessoas com esquizofrenia

25/08/2017 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou nesta quinta-feira (24) a banca de defesa de dissertação da mestranda Simone Silveira Cougo. A pesquisa, orientada pelo professor Dr. André Barciela Veras, abordou o tema : “Relação entre trauma precoce, sintomas psicóticos e funcionamento cognitivo na esquizofrenia”.

“Eu realizei a pesquisa com homens e mulheres já aposentados, não por conta da idade, mas sim por causa da doença (esquizofrenia), e pude comprovar que a grande maioria dos voluntários apresentavam traumas do passado relacionados a separação dos pais, a própria separação do marido ou esposa, abusos, entre outros traumas mais graves. Em relação à memória dos entrevistados, percebi que a tendência a falta de memória é maior neles do que em pessoas sem a doença”, explicou Simone na defesa da dissertação.

Além do professor Dr. André Barciela Veras fizeram parte da banca examinadora os professores da UCDB Dr. André Augusto Borges Varella e a Dra. Liliana A. Magalhães Guimarães e o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Gilberto Sousa Alves, que participou em videoconferência. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.

Texto sob supervisão de Gilmar Hernandes e Natalie Malulei.