14/09/2015 - 13:00 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Gabriel Bittar
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado realizou, na última sexta-feira (11), na sala de aula dos programas de pós-graduação Stricto Sensu, ao lado da Biblioteca Padre Félix Zavattaro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a banca de defesa de dissertação da mestranda Rosângela Fernandes Pinheiro Nantes.
A pesquisa apresentada teve como título “Elo de (des)ligação? A representação social do agente comunitário de saúde: a visão da comunidade”, e o orientador foi o professor Dr. Márcio Luís Costa da UCDB.
A banca foi composta pelas docentes Dra. Ana Maria Jacó Vilela, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Dra. Anita Guazzelli Bernardes e Dra. Sonia Grubits, ambas da UCDB.
Sobre a justificativa para o trabalho, a mestranda afirmou que o mesmo foi desenvolvido com um pensamento voltado às políticas públicas: “O trabalho foi desenvolvido pensando na questão das políticas públicas. Como o agente comunitário tem um papel relevante na construção dessas diretrizes, então o trabalho tem um papel importante em torno dessa condição”, declarou.
Acerca da pesquisa e das fontes utilizadas na mesma, Rosângela disse: “É uma pesquisa qualitativa, de campo, com entrevistas feitas na própria comunidade estudada; é uma representação fiel do que esse local possui enquanto imagem do agente de saúde”. E ainda afirmou a necessidade do trabalho, nesse âmbito: “Há a necessidade de visualizar o profissional agente de saúde e mostrar realmente qual é o papel dele dentro da estratégia da saúde da família. Na realidade foi constatado que as pessoas desconhecem as atribuições do agente comunitário, então é uma questão de fomentar essa política pública e tentar resolver essa situação”.
Já quanto ao embasamento da pesquisa, Rosângela Nantes declarou: “A pesquisa teve embasamento na representação social de Serge Moscovici, estudioso da área de Psicologia Social”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.
Prova é on-line e gratuita