Mestranda em Psicologia avalia tratamento de autismo na rede pública de saúde

28/07/2017 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou nesta quinta-feira (27) a banca de defesa de dissertação da mestranda Jeane de Araújo Rocha Martins.

A pesquisa, orientada pelo professor André Augusto Borges Varella,  abordou o tema : “O Tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo na Rede Pública de Saúde”.  Trabalho começou a ser desenvolvido por Jeane em 2015, quando ingressou no mestrado em Psicologia, de lá pra cá, a aluna mapeou e caracterizou como está sendo feito o tratamento do autismo na rede pública de saúde.

Jeane contou que foi impulsionada à checar como os pacientes são tratados por conta de algumas diretrizes publicadas recentemente pelo Ministério da Saúde. As novas determinações pontuam a forma como deve ser o tratamento do autismo pelo sistema público de saúde brasileiro. “No meu trabalho consegui identificar pontos muito positivos, mas também algumas dificuldades na implementação dessas políticas”, esclareceu.

Resultado da pesquisa foi exposto em uma dissertação composta por três artigos científicos. No primeiro deles, a mestranda falou sobre o caminhar dessas diretrizes, desde a reforma sanitária até a nova política relacionada ao autismo. Depois ela mostrou a revisão bibliográfica dos tratamentos que são recomendados pelo Ministério da Saúde e, por fim, para mostrar a estrutura do atendimento, apresentou os dados coletados com profissionais de Campo Grande que trabalham para a reabilitação e habilitação de pacientes com TEA (Transtorno de Espectro Autista).

“Ela conseguiu trabalhar super bem. Desenvolveu os três artigos ao longo de dois anos e a parte metodológica está muito consistente, então a maneira como ela entrou e como ela está saindo é completamente diferente. É, hoje, uma profissional com mais solidez e mais qualificada. Ver o processo de desenvolvimento dela nos deixa muito orgulhosos”, elogiou o orientador André Varella.  

Além do professor Dr. André Varella fizeram parte da banca examinadora os professores da UCDB Dr. André Barciela Veras e Dra. Liliana A. Magalhães Guimarães e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Ana Luiza Bossolani Martins. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei