Mestranda em Psicologia analisa o luto de familiares de idosos que cometeram suicídio

31/08/2017 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Uma análise das vivências de luto de familiares de idosos que se suicidaram em Mato Grosso do Sul” foi o tema da dissertação defendida na tarde desta quarta-feira (30) pela mestranda Jéssica Wunderlich Longo, do Programa de Pós-graduação em Psicologia – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Sonia Grubits.

“O índice de suicídio na população idosa é muito grande e pouco se fala nisso; menos ainda se fala sobre os familiares enlutados. Ao ver esse sofrimento, quis estudar o assunto”, explicou a psicóloga que trouxe um novo olhar à temática e utilizou entrevistas de 2011 realizadas pela UCDB em parceria ao Instituto Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo Jéssica, o luto é algo muito complicado e pode desencadear diversos transtornos. “Os enlutados são considerados um grupo de risco a cometer suicídio, então estudando e falando sobre eles podemos prevenir isso”, finalizou.

Banca examinadora da dissertação foi composta pelos docentes da Católica, professor Dr. Márcio Luís Costa e professora Dra. Heloisa Bruna Grubits, e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o professor Kléber F. Meneghel Vargas. Mais informações a respeito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCDB entre em contato pelo número (67) 3312-3605.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.