Mestranda em Psicologia aborda cuidado com a hospitalização de indígenas

09/09/2015 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Mestranda defende sua dissertação na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado e Doutorado realizou ontem (8), na sala de aula ao lado da Biblioteca Padre Félix Zavattaro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a banca de defesa de dissertação da mestranda Margareth Soares Dalla Giacomassa, escrita sob orientação da professora Dra. Sonia Grubits.

A banca foi composta pelos professores Dra. Cássia Barbosa Reis, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dra. Heloísa Bruna Grubits e Dr. Márcio Luís Costa, ambos da UCDB.

Com a dissertação intitulada “Interface do cuidado de enfermagem transcultural no processo de hospitalização do indígena”, Margareth defendeu a necessidade de uma formação de hospitalização com indígenas, ao passo que afirmou que seu trabalho é de utilidade para “fundamentar os cursos auxiliares e técnicos e de graduação de Enfermagem com indígenas no processo de hospitalização e no cuidado geral nas aldeias, e também nos outros hospitais”. Isso é necessário porque, segundo a mesma, “em geral os cursos de formação de Enfermagem não dão uma conotação devida aos cuidados com os indígenas”.

Entre as habilidades que tratam da hospitalização indígena, a mestranda aponta: “Também o correto é que seja feita uma capacitação nos hospitais, adequação de linguagem e técnicas de enfermagem para serem executadas com o paciente indígena”.

Sobre a pesquisa e suas fontes, Margareth Giacomassa detalhou: “Foi feita a pesquisa no hospital da missão Kaiowá, em Dourados, que é de referência estadual para o atendimento do indígena no processo de hospitalização. Esse hospital também atende crianças de longa permanência na desnutrição”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.