11/05/2017 - 10:00 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Ellen Prudente
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
Laura Stahl, nutricionista e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu na tarde de quarta-feira (10), a dissertação desenvolvida durante o curso.
Trabalho intitulado “Frequência de alterações da motilidade gastrointestinal e a estreita relação com nutrição enteral” foi orientado pela professora Dra. Alinne Pereira de Castro e coorientado pela professora Dra. Rita de Cássia Avellaneda Guimarães.
Por meio da pesquisa, a mestranda propõe ações para resolver uma questão pertinente nos hospitais: alterações de motilidade gastrointestinais, como diarreia e constipação, causadas pela ingestão de alimentos processados (nutrição enteral). Como em muitas ocasiões, determinados pacientes não podem ingerir comidas sólidas, este tipo de alimentação pastosa, garante que ele continue nutrido, porém, apesar deste ser um meio seguro, pode ter como consequência estes problemas citados. Diante disso, a dissertação de Laura prevê um fluxograma para a padronização de conduta de modo à evitar que o paciente sofra essas alterações gastrointestinais.
“Fiz minha residência no Hospital Universitário (HU) e pude ver que os nutricionistas eram apontados como culpados por estes problemas, o que não é verdade. Já que nada é padronizado, acaba sendo muito frequente, é um problema sério e precisa de uma solução urgente”, explicou Laura que foi muito elogiada pela pesquisa e aprovada com êxito.
Banca examinadora foi constituída pela docente da Católica Dra. Rosângela dos Santos Ferreira e pela professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Karine de Cássia Freitas. Mais informações a respeito do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB, entre em contato através do número (67) 3312-3768.
Evento foi realizado pela Great People Leadership e Great Place To Work