Mestranda em Biotecnologia da UCDB identifica planta que pode ajudar no controle do Aedes aegypti

16/03/2017 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Nathalie Nogueira Paré, discente do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu, na tarde desta terça-feira (14), a dissertação desenvolvida durante o curso. O tema abordado por ela foi Metabólitos secundários e atividade tóxica de Simarouba versicolor (Simaroubaceae) sobre Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae) e Artemia salina (Crustaceae: Artemiidae). Pesquisa foi orientada pela professora Dra. Antonia Railda Roel e coorientada pela professora Dra. Rosemary Matias.

Mestranda realizou inúmeros processos químicos, além da busca de moléculas naturais para o controle do mosquito Aedes aegypti por meio da planta Simarouba versicolor, que possui a casca de sabor naturalmente amargo e, em virtude disso, os insetos não a atacam. “Escolhi a planta por já ser conhecida no Cerrado e por apresentar na literatura atividades inseticidas, mas além deste efeito foi necessário ter certeza de que não era tóxica ao meio ambiente nem ao ser humano”, explicou a bióloga que encontrou resultados satisfatórios através caule da planta.

Estiveram presentes na banca examinadora, o docente da Católica, professor Dr. Lucas Castro Torres e da Universidade Anhanguera Uniderp o professor Dr. Kleber de Oliveira. Mais informações a respeito dos programas de mestrado e doutorado da UCDB podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3768.

 

Notícias


25/11/2025 - 01:38 - Cultura

Comédia O Trato representada pelo grupo Senta que o Leão é Manso estreia no próximo sábado

Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande


25/11/2025 - 11:55 - Mestrados e Doutorados

UCDB prorroga inscrições para o processo seletivo 2026A de mestrados e doutorados

Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas


04/11/2025 - 11:02 - Esporte

Programa de Bolsa do Governo Estadual beneficia nove atletas da UCDB

Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô