Mestranda defende dissertação sobre desenvolvimento sustentável de resíduos sólidos urbanos

09/05/2017 - 17:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ariane Nogueira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Priscilla Monge Brugeff, mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendeu, na sexta-feira (5), a dissertação desenvolvida durante o curso.

Trabalho feito por Priscila foi orientado pelo professor Dr. Heitor Romero Marques e abordou o tema “Economia criativa e logística reversa: instrumentos de desenvolvimento sustentável de resíduos sólidos urbanos recicláveis em Campo Grande”.

“Nós temos em Campo Grande 42% dos resíduos que vão para o aterro orgânico sendo recicláveis, ou seja, a separação não é feita corretamente. E onde isso começa? Em casa”, explicou a mestranda.

Priscilla contou ainda que os trabalhadores do aterro sanitário, que recentemente foram expulsos do local, eram as pessoas que contribuíam para essa separação correta, e que não gostaram de sair:  “Eles tiravam em média 100 reais por dia, o que dá 3 mil reais por mês. Então, o governo tirou deles o direito de trabalhar e dá uma ajuda financeira de apenas 300 reais. Como eles sobrevivem com isso?”.

Priscilla finalizou a apresentação concluindo: “É preciso aprimorar o processo de identificação e pertencimento com o território, desenvolvendo as relações sociais em conjunto com as instâncias de governanças, promovendo assim, os laços de solidariedade, cooperação e o desenvolvimento sustentável”.

Além do orientador do trabalho, participaram da banca o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Edgar Aparecido da Costa, e o professor da UCDB, Dr. Pedro Pereira. Para obter mais informações ligue (67) 3312-3612.