20/02/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Carine Ferrari
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
“Academia da saúde como recurso comunitário para o bem-estar e inclusão na psicose: efeitos de um programa de atividade física ao ar livre" foi tema da dissertação defendida pela mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Elina Hideko Hokama Arakaki.
Na tarde desta terça-feira (19), a discente apresentou o trabalho desenvolvido para a banca avaliadora na sala de defesa do bloco D, no campus Tamandaré. Segundo Elina, a pesquisa foi realizada com o intuito de identificar se um programa de atividade física poderia alterar positivamente os sintomas provocados pela esquizofrenia e pelo transtorno afetivo bipolar tipo I. Foram consideradas mudanças tanto nos fatores biológicos, como psicológicos e sociais.
“Em Campo Grande há, aproximadamente, 90 academias ao ar livre, normalmente frequentadas por idosos. Então, tive a ideia de incluir pacientes que possuem transtornos mentais nesse projeto — denominado Academia da Saúde — com a proposta de responder questões como: será que atividade física reduz a psicose e a depressão, melhora o humor e promove qualidade de vida para pessoas que possuem esses distúrbios mentais?”, esclareceu a mestranda.
Fizeram parte da banca avaliadora o orientador da pesquisa, Dr. André Barciela Veras, as professoras da UCDB Dra. Anita Buzelli Bernardes e Dra. Fabiana Maluf Rabacow, além do professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Sérgio Machado. Para saber mais informações a respeito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, basta entrar em contato por meio do número (67) 3312-3605.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
Evento foi realizado pela Great People Leadership e Great Place To Work
Entrada será gratuita, com início às 19h30